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Lições de liderança do país mais feliz do mundo

Na Dinamarca: empresas como a LogPoint, que investe em cultura colaborativa, contribuem para o índice de felicidade

A palavra “Arbejdsglæde” existe apenas nas línguas escandinavas e significa “felicidade no trabalho”.

A Dinamarca é conhecida como um dos países mais felizes do mundo. Um lugar relativamente pequeno e com um povo unido. Orgulhosos, mas humildes, eles estão abertos à diversidade de ações e pensamentos e se tratam com igualdade. Os cidadãos da Dinamarca tendem a ter o que chamamos de mente aberta.

Para descobrir o que a Dinamarca faz de diferente, conversamos com o CEO da LogPoint, Jesper Zerlang. Com sede em Copenhagen, Dinamarca, com escritórios na Europa, Estados Unidos e Ásia, a LogPoint é uma empresa multinacional, multicultural e inclusiva de segurança cibernética. Zerlang compartilhou suas experiências com a transição para um estilo de trabalho remoto e híbrido. Ele reconhece que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é mais apenas uma vantagem para os funcionários: é uma prioridade. Para garantir a saúde mental de todos, Zerlang se certificou de que, além de pacotes de benefícios úteis, é preciso focar nas pessoas e na cultura.

Para a empresa, é importante que os funcionários compartilhem os valores de uma cultura positiva e colaborativa. Líderes empáticos, como Zerlang, intuitivamente entendem que na nova era, você não pode esperar que as pessoas fiquem acorrentadas a suas mesas o dia todo, todos os dias. Aquele modelo das 9h às 17h está desatualizado. Mas o ambiente de trabalho moderno e híbrido, que a empresa defende, exige princípios claros de liderança, responsabilidade e meio ambiente e exige um profundo compromisso com esses princípios. Algumas das iniciativas:

  • A LogPoint busca empregar pessoas talentosas, apaixonadas e ambiciosas, que tenham orgulho em entregar o seu melhor. E confia nelas para prestar contas a seus colegas e outras partes interessadas. Para isso, eles têm flexibilidade e foco em tarefas em vez de horas.
  • Qualquer funcionário pode – de acordo com seu gerente – organizar suas horas e local de trabalho para entregar seu melhor. E, claro, isso exige uma comunicação eficaz entre os colegas e uma liderança consistente dos gerentes. Nem todos são iguais e a empresa não acredita em um “tamanho único para todos”.
  • Os gerentes ficam próximos e chegam a um acordo sobre formas flexíveis de trabalhar. Os supervisores são ensinados a detectar qualquer sinal de excesso de trabalho. Não se espera que os funcionários estejam permanentemente “online”, mas trabalhem de uma forma que reflita suas aspirações e tarefas.
  • A flexibilidade requer que os funcionários possam se autogovernar. Os LogPointers são responsáveis, junto com seus gerentes, por planejar os resultados e comunicar os prazos. Para promover esse diálogo, os gerentes garantem interações frequentes com todos os seus subordinados diretos.
  • Os gerentes de equipe fazem reuniões frequentes para garantir objetivos alinhados e são rápidos em interromper qualquer comportamento que não esteja de acordo com os valores do LogPoint.
  • A empresa investe na criação de um ambiente de segurança física e psicológica, onde as pessoas se sintam seguras para gastar seu tempo – não porque devem, mas porque gostam. H á um “especialista em experiência de pessoas”, cujo papel é melhorar o bem-estar físico e psicológico dos funcionários por meio de atividades sociais, eventos e outras diretrizes de funcionários. Isso inclui criar um espaço de escritório onde as pessoas desejam estar: boas soluções de escritório e TI, ambientes iluminados e com opções de locais para diferentes estilos de trabalhar.
  • Todos são responsáveis ​​por garantir reuniões produtivas para que as pessoas não sintam que seu tempo é desperdiçado. Significa também respeitar as reservas de salas de reunião, partindo e parando na hora certa, ter uma agenda clara, vir preparado e contribuir e deixar as salas limpas e frescas.
  • Eles prestam atenção aos pequenos detalhes que podem passar despercebidos. A organização oferece opções de lanches saudáveis, incluindo bebidas, a todos os colaboradores. Existem soluções de TI eficientes e seguras para o trabalho doméstico para todos os funcionários, e a LogPoint oferece o melhor seguro de saúde e odontológico para todos.
  • É importante comemorar conquistas e vitórias – não importa quão o pequeno seja. Não é apenas pelo sucesso comercial, mas também para mostrar apreço. E, ao final, tudo isso acaba funcionando como uma ótima ferramenta de recrutamento, já que os funcionários são os melhores publicitários.

Forbes. 5.1.2021.

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