Ir para conteúdo

5 curiosidades sobre a Idade Média

Fatos curiosos que você provavelmente não conhece!

Denominados de “Idade Média” o período que sucede a Idade Antiga e antecede a Idade Moderna.

A Idade Média é caracterizada por uma série de transformações e mudanças extremamente importantes. Assim, não é de se surpreender que esse período e os eventos que nele aconteceram sejam tão abordados por questões de história das principais provas do país.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas curiosidades sobre a Idade Média. Esses fatos curiosos irão, sem dúvidas, te auxiliar nos seus estudos sobre o período!

As relações entre cristãos e muçulmanos

Você sabia que as relações entre cristãos e muçulmanos não eram, durante a Idade Média, caracterizada somente por conflitos e guerras?

Isso mesmo. Muitas pessoas pensam que os dois grupos viviam em constante conflito, devido, principalmente, às Cruzadas.

Porém, especialmente durante a Baixa Idade Média, os dois grupos conviviam em paz e chegaram até mesmo a se aliar em determinados momentos.

A invenção do dízimo

Pepino, o Breve, rei dos francos, é considerado o “inventor do dízimo”. Isso porque, apesar de esse já existir desde a antiguidade, o imposto foi criado como parte dos impostos cobrados aos servos durante a Alta Idade Média.

Todos os servos deveriam destinar 10% de sua produção à Igreja, pagando, assim, o dízimo.

Algumas pessoas tomavam, sim, banhos com frequência!

Muitas pessoas pensam que toda a sociedade não tomava banhos com frequência durante a Idade Média. Porém, isso não é totalmente verdade.

Uma curiosidade sobre a Idade Média é que, durante o período, as classes mais altas da população tomavam banhos com frequência, especialmente por meio de saunas e banheiras. Essas pessoas eram, normalmente, os senhores feudais e os reis dos reinos mais poderosos e ricos.

Animais eram condenados pela justiça

Você sabia que animais podiam ser condenados pela justiça?

Isso mesmo. Em alguns momentos da Idade Média, animais foram condenados às mais variadas penas. Isso acontecia quando os bichos realizavam atos que desagradavam os homens, como estragar plantações ou roubar comida dos homens.

Uma época de invenções?

A ideia de que a Idade Média teria sido um período de trevas e de censura da Igreja Católica foi inventada pelos pensadores iluministas no século XVIII.

Na verdade, o período foi caracterizado por diversas produções intelectuais, criações e invenções. A ciência e as artes como um todo se desenvolveram consideravelmente durante esse período, apesar do forte domínio da Igreja Católica sobre a sociedade.

Notícias Concursos. 21.7.2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: