Ir para conteúdo

Muitos foram incríveis, mas só ele foi chamado de O FILÓSOFO

Alguns dizem ser ele não apenas o maior filósofo, mas sim o maior pensador de todos os tempos. Escreveu sobre basicamente todos os assuntos conhecidos em sua época como lógica, metafísica, política, botânica, ética, astronomia, dentre outros temas. Sua grandiosidade é tamanha que um outro gigante da filosofia, São Tomás de Aquino, o chamava de “o filósofo”.
Muitos pensam que foi ele quem criou a expressão Metafísica, contudo, não foi ele. Aristóteles escreveu uma das obras mais importantes da antiguidade, quiçá de todos os tempos da filosofia, que ele denominou como sendo “filosofia primeira”.

Mas não foi uma obra escrita de forma, digamos, certinha, com um texto com início, meio e fim, mas sim vários textos espalhados sobre esse tema. Foi Andrônico de Rodes quem reuniu todos os escritos dispersos de Aristóteles e denominou de metà ta physikà, ou seja, Metafísica, em uma tradução mais livre.
Uma outra questão interessante diz respeito ao nome da sua escola filosófica, o Lykeion, ou seja, Liceu. A sua escola ganhou esse nome pois ele se reunia com seus seguidores em um gymnasion perto, uma espécie de parque, bosque, onde as pessoas iam para se exercitar.

E esse gymnasion seria consagrado ao deus Apolo, filho de Zeus com uma outra deusa chamada Leto, a deusa do anoitecer. Apesar do nome, ela foi mãe de gémeos, Ártemis, a deusa caçadora, e Apolo, o deus mais belo, o deus da música e da sabedoria. Por essas características e por mais tarde ter ocupado o lugar de Helios como o deus sol, era conhecido como “o luminoso” também.

E nesse bosque aonde Aristóteles se reunia era em homenagem justamente a Apolo Lykeios, ou seja, Apolo o iluminado. Assim, a escola de Aristóteles ficará conhecida como Lykeion, pois se reunia no bosque consagrado ao deus Apolo Lykeios.

Mas o Liceu enquanto escola filosófica também fica conhecida por uma outra característica. Acredita-se que Aristóteles tinha o costume de filosofar com seus alunos caminhando pelo bosque de Apolo Lykeios, motivo pelo qual ficou conhecida como escola peripatética, que quer dizer itinerante, ou aquele que caminha.
Uma outra questão interessante da vida de Aristóteles é que ele não era ateniense, mas da região da Trácia, que era a antiga Macedônia. Por isso, não hesitou quando recebeu um convite do rei Felipe da Macedônia para retornar de Atenas para ser o preceptor de seu filho.

O trabalho de Aristóteles como preceptor foi tão brilhante que ele conseguiu fazer o maior imperador e general de todos os tempos: Alexandre, o grande.

Aliás, a amizade entre eles foi tão forte que, por onde passava Alexandre, mandava recolher plantas, flores e animais e enviar para que Aristóteles pudesse estudar e catalogar. Até hoje, muitos animais, flores e plantas permaneceram com seus nomes técnicos gregos, dados por Aristóteles.

E uma das características mais marcantes do pensamento de Aristóteles diz respeito a sua ideia de causalidade. Para o Estagirita, toda consequência possuiria uma causa anterior.

Essa teoria possuiria apenas uma exceção, que ele denominou de força  motora(ou motriz) inicial, a única causa que é causa sem nunca ter sido consequência.

São Tomás de Aquino vai afirmar que Aristóteles teria percebido em sua filosofia o que apenas séculos depois seria melhor compreendido, de que apenas Deus seria a causa sem consequência, Aquele que existe sem nunca ter sido criado, sendo portanto a força que dá início a tudo.

Por outro lado, cientistas contemporâneos vão se utilizar dessa teoria aristotélica para designar que o chamado big bang, a explosão que teria dado início ao universo, como sendo a força motora inicial entendida por Aristóteles, O Filósofo.
Espero que tenha gostado do texto e até a nossa Jornada da Clareza Filosófica, entre os dias 7 a 11 de junho.
Um Forte abraço!

Prof. Dr. Thiago Rodrigues Pereira
Diretor Pedagógico do Novo Liceu
Doutor em Direito e Pós-doutor em Direito Humanos
Doutorando em Filosofia

P.S. Chame seus amigos para participar do nosso evento!

Compartilhe o link da inscrição com quem você sabe que gostaria de obter ainda mais conhecimento: https://eadnovoliceu.com/jornada-da-clareza-filosofica

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: