Ir para conteúdo

Deprimido e sem trabalho? Terapia tem ajudado pessoas a voltar ao mercado

Mudanças nos

Mudanças nos “estilos cognitivos negativos” são importantes para indivíduos conseguirem empregos, principalmente em contexto pandêmico

Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) em onze países colocou o Brasil como líder em casos de depressão durante a pandemia. Um dos motivos é o desemprego, que, desde o ano passado, vem afetando a saúde mental de cada vez mais brasileiros.

Agora, cientistas norte-americanos descobriram que um tipo de terapia vem ajudando pessoas não apenas a superar os transtornos, como também as tem colocado de volta no mercado de trabalho.

A descoberta, publicada no jornal científico Cognitive Behaviour Therapy, veio depois que 41% dos desempregados ou subempregados que passavam por um experimento baseado em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) encontraram um trabalho, ou melhoraram a sua posição, depois de cerca de quatro meses de tratamento.

E, de acordo com os pesquisadores, a mudança no curso profissional dos participantes teria acontecido por influência da terapia em dois aspectos. Primeiro, no “estilo cognitivo negativo”, que são as explicações que os indivíduos atribuem aos eventos negativos da vida. Isso inclui pontos de vista como os de que os eventos negativos são duradouros ou impactarão vários aspectos da vida, também chamado de distorção negativa da realidade.

Mas, embora pessoas com depressão sejam impactadas em seu desempenho profissional, os autores afirmam que apenas combater esses sintomas não significa que o paciente irá melhorar a sua situação no trabalho. Por outro lado, as mudanças nos “estilos cognitivos negativos” tiveram grande importância na realocação dessas pessoas no mercado.

Além disso, nos casos de pessoas com problemas no trabalho — ou desempregadas –, o tratamento da negatividade as ajuda a “destravarem”, e a tomar atitudes realistas para solucionar os seus problemas, sendo uma boa opção para quem está passando por esse problema. 

Revista Viva Saúde.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Um comentário em “Deprimido e sem trabalho? Terapia tem ajudado pessoas a voltar ao mercado Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: