Ir para conteúdo

Todo mundo é influencer!

Resultado de imagem para influencer

O que é ser um Influencer? Você é um Influencer? A verdade é que todo mundo é um influenciador, seja um anônimo ou uma celebridade, todos influenciam alguém de alguma maneira. Já parou para pensar nisso?

Afinal, o que é ser um Influencer? No imaginário de algumas pessoas, ser Influencer é ser famoso, é alguém que tem muitos seguidores nas redes sociais. Mas, na verdade, Influencer é influenciar pessoas. É transmitir, compartilhar, contagiar com alguma ideia ou atitude. Qualquer pessoa é um influenciador, não precisa ser famoso. É preciso tomar cuidado para não confundir influência com fama.

Fama é sobre reputação, é uma palavra que pode ter um significado positivo ou negativo. É como caráter todo mundo tem, basta saber se é bom ou ruim. O ser humano é um ser ambíguo, que detém a maldade e a bondade em si. O que defini se uma pessoa é boa ou não são suas escolhas e decisões durante a sua jornada.

É impossível definir as pessoas por serem totalmente boas ou ruins, pois as pessoas podem mudar suas ideias e comportamentos diariamente, dependendo do que as influenciam. Quem consegue dividir o mundo em dois lados, o grupo dos bons versus o grupo dos ruins, tem uma visão distorcida da realidade. E, provavelmente, está colaborando para o retrocesso social.

No meio desse desentendimento do que é ser Influencer, surgem afirmações injustas como, por exemplo, “Antes de querer ser Influencer é preciso ser relevante”. Essa afirmação é um contrassenso. Se toda pessoa é um influenciador(a), se toda pessoa é importante em uma sociedade democrática, todos são relevantes, independente de classe, gênero ou etnia. O que precisamos perceber, nesse momento, é que tipo de influenciador nós somos e estamos seguindo.

Caráter ou fama de uma pessoa não se comprova com grande número de seguidores, mas sim, através do bom comportamentos, discurso coerente e honestidade. Atualmente, as marcas antes de contratar um Influencer se certifica se vale a pena ter contato com influenciador(a), se ele(a) é socialmente responsável, não basta ter milhões de likes numa foto, é preciso ter conteúdo relevante.

A relevância nunca será direcionada a pessoa, pois todo ser humano é relevante. Até mesmo uma pessoa que tem um comportamento ruim é relevante, para entender que algo socialmente está errado. É uma espécie de termômetro para entender o contexto que estamos vivendo. E se for necessário, autoridades ou órgãos responsáveis deverão agir contra o problema. Por exemplo, quando uma figura pública compartilha fakenews, os controladores das redes sociais tem o poder de ação para bloquear o conteúdo indevido. Dependendo da gravidade, excluir a conta de quem ignora as regras da rede.

Por mais que uma pessoa seja ruim, tenha errado em algum momento, ela pode mudar. Então, o cancelamento nas redes deve ser pelo conteúdo e não cancelar pessoas. Essa afirmação não é para defender casos de pessoas violentas ou pessoas com atitudes doentias. Mas, a onda do cancelamento pode nos tirar do caminho da democracia.

Refletir sobre o que é ser um Influencer em 2021 vai definir a evolução ou regressão da sociedade brasileira. A falta de entendimento do significado do termo complica a participação de muitas pessoas no compartilhamento de informações e até apoio a causas urgentes. Todo cidadão é um agente de transformação e muitas pessoas não se expõe por não se considerarem importantes ou capazes de colaborar com a solução dos problemas sociais. Para ter voz nas redes não é preciso ter milhões de likes ou fama. É preciso apenas ter coragem de falar. Seguidores e ser reconhecido é uma questão de tempo. A reputação se constrói com trabalho e apresentação social, isso qualquer um pode fazer.

“O mundo muda se a gente muda”, a mudança vem do individuo que contagia o coletivo. Quem sonha com uma sociedade igualitária precisa pensar nas suas ações, precisa estar consciente de suas escolhas e decisões. Precisa se preocupar com que tipo de influenciador está seguindo e construindo suas ideias.

Nesse momento de isolamento, é mais que urgente entender como deve ser a postura de um Influencer, a postura de todo cidadão. Pois, quem não está convencido de que deve tomar a vacina pode colocar em risco a vida de todos. Pode influenciar negativamente outras pessoas, pode se contaminar e colocar todos em risco. Para superar essa crise econômica e sanitária que estamos vivendo será preciso união e respeito.

Todo mundo é Influencer! Todo mundo é relevante! Agora, basta saber se cada um está fazendo a sua parte, influenciando para o bem ou para o mal.

Por Michelle Cruz. Obvious.

Um comentário em “Todo mundo é influencer! Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: