Ir para conteúdo

Um pouco da historia do café no mundo

Curioso para saber quando e onde o café apareceu em nossas vidas? Neste post vamos falar mais a respeito do seu surgimento e sua história.

Bem… De uma coisa eu tenho absoluta certeza, depois que ele apareceu na minha vida não consigo mais ficar sem ele. E também acho que o mundo começou a fluir mais eficiente com café, ou mais dinâmico e mais ativo.

Considerado nos dias de hoje a segunda bebida mais consumida no mundo, além de ser um mercado bilionário o café tem muita historia para contar.

Vamos lá!?

Origem do café

O café teve origem na Etiópia em aproximadamente 700 anos depois de Cristo. Diz uma lenda que um pastor de cabras chamado Kaldi observou o comportamento alegre e agitado de suas cabras após consumir as frutas vermelhas do pé de café.

Depois foi compartilhado com monges que perceberam o efeito da bebida dando mais disposição e atenção nos momentos de oração.

Alguns monges amaldiçoaram as frutas jogando-as ao fogo… E adivinha o que aconteceu?! O cheiro do café torrado foi encantador, surgindo assim o primeiro café torrado do mundo!

Apesar desta historia de Kaldi não ser comprovada o que é certo é que o café vem da Etiópia.

O café na península Arábica

O cultivo e a venda do café começaram na península Arábica.  As Primeiras cafeterias surgiram também na península Arábica como sendo um local de interação social, além de ser muito apreciado já nas casas.

No século 16 o café já era conhecido no Egito, Pérsia, Síria e Turquia.

Café na Europa

Trazida pelos viajantes europeus do oriente médio o café teve sua introdução marcada por algumas controversas.

Muitas pessoas reagiram com receio da bebida dizendo até que o café era considerado uma amarga invenção do mal, e chegou a ser condenado pelo clero em 1615 em Veneza.

A historia se tornou tão controversa que o Papa Clemente VIII decidiu experimentar a tal bebida amarga de origem maligna. Porem o que aconteceu foi que o Papa adorou o café e deu a sua aprovação.

Mas no inicio do século 17 o café já era uma bebida muito popular em todo o continente.

E com o passar do tempo o café foi tomando cada vez mais espaços na vida dos europeus chegando a substituir o a cerveja e o vinho no café da manhã, onde foi notada uma clara evolução em termos de produtividade visto que o efeito estimulante do café causa.

O café no Brasil

O café teve grande impacto na economia brasileira passando por diversas fases desde o período imperial até os dias de hoje.

A produção de café no Brasil teve inicio no estado do Pará e logo foi tomando espaço em outros estados brasileiros.

Mas onde o café tomou força foi no oeste paulista e sul de minas. Muitas das estruturas como ferrovias, estradas, portos se deram a partir do aumento da produção de café nessa região.

O café ainda nos dias de hoje é um dos produtos mais exportados no Brasil.

O café nos dias de hoje

O café nos dias de hoje se trata de um mercado bilionário. Dentro do mercado de café se encontra café para o dia a dia, cafés gourmet e equipamentos diversos como cafeteiras, moedores e uma infinidade de coisas que você fica até perdido em entre tantos recursos e sabores. Sites especializados em cafeteiras como o Blog do café é um exemplo uma opção para se encontrar no meio de tantas opções.

A cada dia que passa o consumidor fica mais exigente com a qualidade dos cafés e com a expansão do comercio eletrônico ficou ainda mais fácil experimentar novos sabores de café de diferentes regiões.

E você também aprecia um bom café?

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: