Ir para conteúdo

A pessoa certa não existe

Não existe a “pessoa certa”, existem pessoas que lutam para dar certo -  Saúde Emocional @nline

Não tem no mundo nenhuma pessoa real feita sob medida para você. A criatividade pode abarcar muitas coisas, mas não supera nenhuma subjetividade. Todo ser humano é meio rascunho de um desejo inalcançável.

Esses dias, numa cafeteria despretensiosa e charmosa, conversando com uma amiga chegamos no assunto “a pessoa certa”. É engraçado que toda relação em que as pessoas não permanecem juntas são consideradas grandes fracassos. O ar infantilizado de quem crê em histórias que são descoladas da realidade é extremamente potente e fortalece a ideia de que há sim alguém que te amará até a eternidade.

Ao fazer referência ao desenvolvimento humano, lembra-se que a criança, logo quando nasce, para sua sobrevivência, necessita dos cuidados exclusivos de outrem para si. O olhar do outro auxilia na constituição do sujeito. Contudo, ao longo da vida é preciso entender que o mundo não é o seu ego e ele não está conspirando nem a seu favor nem contra. Nem tudo é sobre você. Não existe garantia para quem vive à espera da pessoa certa/metade da laranja/alma gêmea/sujeito da realeza. Aliás, nunca existirá, em hipótese alguma.

Muitas vezes o desejo assume todas as relações. Ama-se ser desejado, a sedução e a conquista cessam quando há a percepção de que é possível ter nas mãos o fruto do desejo, que é ser objeto olhado e amado. Mas amar mesmo é tarefa para quem gosta de trabalho, na verdade é mais do que isso, é pra quem quer e tem disposição para sustentar o desejo. Quando a tal da projeção cai, as decepções são inúmeras, reconhecer que o outro tem defeitos e não é feito apenas de similaridades com você, pode ter como consequência a sensação emocional de levar um tombo… ou de quebrar as pernas, dependendo do caso.

Ainda na mesa com a minha amiga e vendo a refeição chegando, exclamei que quem gosta de espelho é Narciso e nesse momento tirei meus óculos para não embaçar com o vapor do café. E pensei que talvez seja isso, a busca é insaciável, então limpe suas lentes para se enganar menos e aproveitar mais. Questão de ponto. E de vista.

Por Ligia Santos. Obvious.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: