Ir para conteúdo

Você sabia que o personagem Chaves foi inspirado no filósofo Diógenes?

Diógenes foi um dos principais filósofos do Cinismo, uma das escolas filosóficas helênicas.

Diógenes, o cínico, vivia de uma forma extremamente simples. Nas vilas de Atenas, morava num barril, não trabalhava e comia o que as pessoas lhe davam. Entre os poucos objetos que possuía, estava um manto que utilizava para dormir/aquecer e um lampião, que inclusive usava durante o dia, quando saía pelas ruas gritando no meio da multidão: “Procuro o Homem”, refere-se a procura do homem em sua essência mais pura que vivesse de acordo com a natureza, algo que se havia perdido com a cultura e convenções sociais da época.

Diógenes vivia como um cão, pois não se importava com nada, comia o que aparecia, dormia em qualquer lugar e fazia as necessidades em frente a todos e quando sentia vontade.

Para ser feliz, deve-se viver de acordo com a natureza e com aquilo que ela oferece. Desprezada bens materiais (que era motivo de infelicidade), falava e fazia o que queria (ser livre).

Além disso, defendia a abolição de todas as normas e convenções sociais. Era anti-cultural e vivia de acordo com a razão, desprezando o prazer e a dor. Tudo isso levava a eudaimonia (felicidade)
.
Conta-se que uma vez Alexandre, o Grande, foi visitar Diógenes. Diógenes estava tomando sol. Alexandre pôs-se de frente e tapou-lhe o sol, bem como perguntou a Diógenes o que ele queria. Diógenes prontamente respondeu: “de você não desejo nada, quero apenas que saia da frente do meu sol pois está fazendo sombra”.

QUE HOMEM .. HAHA

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: