Você sabia que o personagem Chaves foi inspirado no filósofo Diógenes?

Diógenes foi um dos principais filósofos do Cinismo, uma das escolas filosóficas helênicas.
Diógenes, o cínico, vivia de uma forma extremamente simples. Nas vilas de Atenas, morava num barril, não trabalhava e comia o que as pessoas lhe davam. Entre os poucos objetos que possuía, estava um manto que utilizava para dormir/aquecer e um lampião, que inclusive usava durante o dia, quando saía pelas ruas gritando no meio da multidão: “Procuro o Homem”, refere-se a procura do homem em sua essência mais pura que vivesse de acordo com a natureza, algo que se havia perdido com a cultura e convenções sociais da época.
Diógenes vivia como um cão, pois não se importava com nada, comia o que aparecia, dormia em qualquer lugar e fazia as necessidades em frente a todos e quando sentia vontade.
Para ser feliz, deve-se viver de acordo com a natureza e com aquilo que ela oferece. Desprezada bens materiais (que era motivo de infelicidade), falava e fazia o que queria (ser livre).
Além disso, defendia a abolição de todas as normas e convenções sociais. Era anti-cultural e vivia de acordo com a razão, desprezando o prazer e a dor. Tudo isso levava a eudaimonia (felicidade)
.
Conta-se que uma vez Alexandre, o Grande, foi visitar Diógenes. Diógenes estava tomando sol. Alexandre pôs-se de frente e tapou-lhe o sol, bem como perguntou a Diógenes o que ele queria. Diógenes prontamente respondeu: “de você não desejo nada, quero apenas que saia da frente do meu sol pois está fazendo sombra”.
QUE HOMEM .. HAHA
Categorias
Factótum Cultural Ver tudo
Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!