Ir para conteúdo

11 Cursos Online de Escrita para ajudar você a se comunicar melhor

Por Dimitri Vieira

Foto: Julia M Cameron | Pexels

Se você quer aperfeiçoar sua comunicação e produzir melhores conteúdos, um curso online de escrita pode fazer toda a diferença. Não apenas em conteúdos para redes sociais e textos, mas em qualquer situação em que você precisa passar uma mensagem: desde um email até apresentações de slides.

Digo isso porque foi justamente com as certificações online que comecei a trabalhar com escrita. 

Quando comecei a produzir artigos para o LinkedIn em 2018, praticamente todos os meus textos faziam alguma menção à minha transição de carreira da engenharia para o marketing.

Nessa época, até me acostumei com um rótulo de “engenheiro no marketing” e quase sempre surgia algum comentário nos meus artigos sobre “engenheiros saberem escrever”.

Hoje em dia, me acostumei com uma situação diferente: muitas pessoas se espantando ao descobrir minha formação acadêmica.

Se hoje trabalho diretamente com a escrita e na maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil, você já sabe como foi que comecei.

Aliás, não só por onde comecei, mas como sigo me atualizando.

Apesar de não cursar uma formação tradicional para trabalhar nas áreas em que atuo, me considero um profissional em constante formação.

E uma certeza que você pode ter é estou sempre fazendo algum curso online para dominar alguma área nova, seja da escrita ou do marketing.

Por isso, decidi listar 11 cursos online sobre escrita que podem fazer a diferença na sua carreira. 

1. Produção de Conteúdo para Web, da Rock Content

Para ter sucesso escrevendo para a web, não basta saber escrever. Afinal, o comportamento de um usuário online é bem diferente e precisamos levar em conta vários aspectos para não perdermos sua atenção.

Na certificação, a Luiza Drubscky cobre vários conceitos cruciais para que você garanta uma excelente experiência ao seu leitor, como:

  • escaneabilidade;
  • técnicas de copywriting;
  • uso adequado de chamadas para ação;
  • intertítulos e muito mais.

Todos esses conceitos são trabalhados e explicados para que você passe a enxergar os artigos online de uma nova maneira.

Gratuito? Sim.

Oferece certificado? Sim.

2. Pixar in a Box: the art of storytellingda Pixar (em parceria com a Khan Academy)

Só de ter o nome da Pixar, o curso já dispensa grandes apresentações.

Os três primeiros módulos são bem focados no desenvolvimento da história, de seus personagens e da estrutura. Enquanto os três últimos são mais voltados para o desenho e o design.

Tudo isso apresentado por vários especialistas da Pixar e acompanhado por vários exemplos de filmes da própria empresa de animação.

O curso é mais introdutório em termos de Storytelling e construção de narrativa. Porém, mesmo que você já conheça alguns conceitos abordados, garanto que vale muito a pena ver isso exemplificado em obras como Toy Story, Rei Leão, Monstros SA e Up.

Gratuito? Sim.

Oferece certificado? Não.

* oferece legendas em português.

3. Neil Gaiman teaches the The Art of Storytelling, MasterClass

Produzido com qualidade de cinema e com um dos melhores contistas da geração atual de escritores vivos como professor, o curso do Neil Gaiman sobre Storytelling é um ponto fora da curva entre os cursos do MasterClass.

O foco aqui é total em ficção, mas isso não quer dizer que você não pode tirar inspiração para aplicar em outros contextos.

No curso, Gaiman cobre temas como:

  • encontrando sua voz;
  • diálogos, descrições e desenvolvimento de personagens;
  • como lidar com o bloqueio criativo;
  • regras para escritores.

Após apresentar alguns pontos teóricos, Neil Gaiman simplesmente vira para o lado, tira um livro seu da estante e lê na íntegra como ele aplicou aquilo na prática. É uma forma surreal de aprender mais sobre Storytelling e também conhecer melhor o trabalho do autor.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Não.

4. Malcolm Gladwell teaches WritingMasterClass

Se o Neil Gaiman é um dos melhores contistas vivos hoje, Malcolm Gladwell é facilmente um dos melhores escritores de não-ficção da atualidade.

Em 24 aulas, o autor de best-sellers como Blink – A decisão num piscar de olhosFora de série – Outliers Falando com Estranhos, apresenta como pesquisar e escrever histórias que transmitem grandes ideias.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Não.

5. Escrita Criativa e Storytelling, por Dimitri Vieira

Por coincidência, Dimitri Vieira sou eu.

E se eu não tinha a pretensão de escrever esse artigo apenas para promover meu próprio curso, mas para recomendar uma série de cursos que podem te ajudar, incluir meu próprio nome numa lista logo depois do Neil Gaiman e do Malcolm Gladwell acaba sendo tão pretensioso quanto.

Porém, como eu não poderia deixá-lo de fora, vamos lá.

Com a primeira versão completa lançada em julho de 2019, o curso de Escrita Criativa e Storytelling já conta com 5 turmas e mais de 250 alunos.

O foco aqui é a aplicação do Storytelling e da Escrita Criativa associados a conceitos de experiência do usuário para produção de textos de não-ficção mais criativos e capazes de prender a atenção das pessoas da primeira até a última palavra.

Desde as aulas introdutórias, fiz questão de seguir o exemplo do Neil Gaiman e rechear o curso com exemplos e situações práticas.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Sim.

6. Redação e Escrita Criativa, por Matheus de Souza

Desenvolva seu processo criativo e rompa bloqueios mentais.

Essa é a principal promessa do curso de Redação e Escrita Criativa do Matheus de Souza, autor do livro Nômade Digital e nomeado LinkedIn Top Voice em 2016.

Para te ensinar como fazer isso, ele utiliza técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Sim.

7. Produção de Conteúdo, por Bruna Cosenza

Para quem deseja construir uma estratégia e aprender como trabalhar com produção de conteúdo, o curso da Bruna Cosenza provavelmente será o mais completo dessa lista.

O foco continua sendo a escrita, mas você também terá uma visão ampla sobre produção de conteúdo para a web como um todo.

No curso, você vai entender como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para promover seu trabalho como escritor, incluindo por exemplo:

  • dicas para produtores de conteúdo freelancers;
  • produção de conteúdo no LinkedIn;
  • captação de leads.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Sim.

Para quem conhecer o curso através deste artigo, a Bruna ainda disponibilizou um cupom de desconto. É só inserir DIMI10 no campo “Aplicar cupom de desconto” para ter direito a 10% OFF.

8. Curso de Storytelling, por Murillo Leal

Aqui, preciso ser transparente para te dizer que não fiz a versão online do curso de Storytelling do Murillo Leal e o motivo é bem simples: participei da edição presencial que aconteceu em Belo Horizonte.

Então, pelo que conheço do trabalho do Murillo e do curso que participei, posso recomendar a versão online tranquilamente.

A ideia do curso surgiu para que ele pudesse compartilhar todo o seu processo criativo, sem esconder nada.

O curso online fornece toda a prática, expertise e bagagem para garantir que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa aprender a contar histórias que engajam pessoas, geram autoridade e impactam mercados.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Sim.

9. Copywriting, da Rock Content

A habilidade de convencer e vender através das palavras é uma das mais desejadas no mercado de trabalho de redatores. Afinal, um bom copywriter pode fazer toda a diferença numa campanha de marketing (não apenas digital).

Nesse curso gratuito, você vai aprender como utilizar as técnicas de copywriting para potencializar o engajamento em blog posts e materiais de conversão, focando não apenas em gatilhos mentais.

Gratuito? Sim.

Oferece certificado? Sim.

10. SEO Training Course: Building Sustainable Traffic for Business Growth, da HubSpot

Além do Copywriting, outra excelente opção para se especializar e produzir conteúdos profissionalmente é aprendendo mais sobre SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Nesse curso, a equipe da HubSpot apresenta os principais conceitos do SEO para você aprender como funciona o rankeamento do Google, além das melhores práticas e estratégias para escrever textos otimizados para os buscadores.

Gratuito? Sim.

Oferece certificado? Não.

11. Vambora? Comece a criar conteúdo sem autossabotagem, por Tiago do @tira.do.papel

Se você tem o costume de usar o Instagram para consumir conteúdos sobre produção de conteúdo, é praticamente impossível que não conheça o @tira.do.papel.

Com um ano de existência do perfil, o Tiago está prestes a completar a marca de 200 mil seguidores por lá e ele fala bastante sobre técnicas para superar a procrastinação e sobre como colocar seus projetos em prática.

Então, se você tem interesse em criar ou fortalecer uma estratégia de produção de conteúdo para se posicionar, este curso é uma excelente pedida.

Gravado em formato de podcast, o curso conta com mais de seis horas de duração e cobre temas como:

  • a melhor forma de começar
  • como escolher sua melhor ideia
  • a base da estratégia que trouxe 90 mil pessoas para o Tira do Papel em menos de 7 meses

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Não.

Ah! E eu te prometi 11 cursos, mas guardei uma dica bônus para fechar.

12. Oficina: da literatura à redação. Vivendo apenas de escrita, por Maria Vitória (@a_estranhamente)

Além de escritora e editora literária, a Maria é fundadora do blog literário A Estranhamente, com conteúdos voltados para auxiliar escritores independentes e fomentar discussões sobre literatura contemporânea.

Ela fala bastante sobre escrita criativa para escritores que desejam ter mais autonomia em sua carreira através da produção de conteúdo.

E se você me perguntar, tem um único motivo dessa oficina ter entrado como um bônus e não como um tópico oficial do artigo. Além da oficina ser online, ela também será ao vivo.

Serão dois encontros — nos dias 16/10 e 23/10 — para você aprender alguns temas como:

  • além de escrever bem quais outras skills é preciso ter;
  • precificando o seu trabalho;
  • técnicas para escrever sem dominar um determinado assunto.

Gratuito? Não.

Oferece certificado? Sim.

* Aulas ao vivo em dois encontros, nos dias 16 e 23 de outubro.

Agora que você chegou ao final da lista e já conhece todos os 12 cursos de escrita que eu recomendo, quero ouvir sua indicação.

Conhece mais algum curso que merece entrar para a lista? Diz aí nos comentários.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gostou desse texto?

Para acompanhar meu trabalho e meus próximos textos de perto, você pode me seguir no Instagram (@dimivieira) e se inscrever na minha newsletter gratuita.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Originalmente publicado em dimitrivieira.com.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quem diabos é Dimitri Vieira?

Sou um profissional de marketing de conteúdo full-time, especializado em Escrita Criativa, Storytelling e SEO.

Na Rock Content, por dois anos fui editor-chefe do blog Comunidade, sendo responsável por captar e treinar uma base com mais de 80 mil freelancers por meio dos conteúdos do blog. Em Fevereiro de 2020, assumi o Marketing da Rock University.

Fora do horário de trabalho, atuo como freelancer e toco projetos pessoais, que incluem os textos que publico no meu blog pessoal e por aqui — que acabaram me transformando em LinkedIn Top Voice —, e um curso online sobre Escrita Criativa e Storytelling.

Linkedin. 15.10.2020.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: