Ir para conteúdo

‘Ensino de Filosofia’: documentário denuncia desmonte do pensamento crítico na educação

Protesto contra a reforma da previdência e cortes na educação em Curitiba, capital paranaense (arquivo)

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, foi lançado pela plataforma Bombozila o documentário em média-metragem “Ensino de Filosofia: em defesa do pensamento crítico”.

Dirigido por Vladimir Santafé e Diego Felipe e com produção da Bantu Comunicações e Linhas de Fuga, o filme denuncia supostas ameaças ao ensino de disciplinas como filosofia e sociologia nas escolas públicas do Brasil, desencadeadas pela reforma do ensino médio sancionada em 2017.

Segundo especialistas, ao longo desses três anos, com a autonomia da elaboração do currículo pelos governos estaduais, já há relatos de reduções de tempo dessas matérias pelo país, em uma tentativa de cortar custos e desvalorizar ensinamentos considerados essenciais para a formação de um estudante com pensamento crítico.

“É fundamental a divulgação desse filme para mobilizar militantes da educação de qualidade a defender a manutenção da filosofia no currículo frente a um governo federal que a desvaloriza. Contamos com a audiência de vocês e a propagação das discussões que o filme irá fomentar”, afirma o produtor executivo da Bantu Comunicações, Rudá Lemos, em nota enviada à Sputnik Brasil.

Em formato de depoimentos e contando com narração e passagens filosóficas da atriz Tatiana Henrique e entrevistas com professores, a obra ficará disponível para exibição, gratuitamente, na plataforma Bombozila, que reúne mais de 500 documentários sobre questões sociais.

Sputniknews. 15.10.2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: