No entanto, apenas praticar este exercício não basta: é necessário seguir uma série de hábitos saudáveis.

Sobrecarga no trabalho, pressão nos estudos, problemas pessoais… O estresse inevitavelmente surge na vida de todos e tem diferentes razões e impactos.

Não existe uma fórmula mágica para dar fim ao estresse em definitivo. No entanto, alguns hábitos e exercícios recomendados por instituições médicas de renome e autoridades de saúde podem ajudar a atenuar as tensões do dia a dia.

Conheça o exercício recomendado pela Escola de Medicina de Harvard para aliviar o estresse

Em seu site, a Harvard Health Publishing, publicação ligada à Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, traz um artigo com algumas orientações capazes de ajudar no combate ao estresse.

Uma delas é um exercício simples de meditação composto de quatro passos:

1. Primeiramente, você deve escolher um local livre de distrações, ruídos e possíveis interrupções. A publicação recomenda um cômodo semi-escuro.

2. Encontre uma posição confortável para que seu corpo fique relaxado. Respire devagar e profundamente, permitindo que a sua mente acompanhe e perceba o ritmo da sua respiração

3. Feche os olhos para evitar qualquer estímulo visual que poderia distrai-lo. Tente deixar sua mente em branco, bloqueando qualquer preocupação em relação a trabalho, estudos ou outros tipos de obrigações.

4. Concentre-se em algo. “A maioria das pessoas usa um mantra, uma palavra ou sílaba simples que é repetida várias vezes de forma rítmica, como um cântico. Você pode repetir seu mantra silenciosamente ou dizê-lo em voz alta. O que conta é o ato da repetição, não o conteúdo da frase; até mesmo a palavra ‘um’ serve perfeitamente”, explica o artigo. Caso prefira, você pode abrir os olhos e fixar-se em um objetivo fixo em vez de repetir um mantra. A publicação não especifica um tempo mínimo ou máximo para o exercício.

Como explicado em matéria da National Geographic de maio de 2023, há pesquisas científicas demonstrando os benefícios da meditação para a saúde mental

Além de aliviar os estresses do dia a dia, a prática também aumenta a capacidade de processar informações e ajuda no sono.

Alimentação e atividade física: quais as principais formas de combater o estresse

Exercícios como o citado acima não devem substituir outras medidas de combate ao estresse – podem, sim, ser usados de forma complementar.

Entre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estão ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, dormir o suficiente, limitar o uso de aparelhos eletrônicos antes do sono e manter uma vida social ativa.

Quando se fala em atividade física, até mesmo as mais simples são válidas, como criar o hábito de fazer caminhadas, por exemplo. 

Outro ponto muito importante é ter uma rotina definida, permitindo que a pessoa tenha um dia organizado e com equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso.

National Geographic. 15.8.2023.

Tendência