Ir para conteúdo

Startup cria plataforma para ajudar autores a publicar livros e textos

Leandro Navatta e Vitor Ballaben, fundadores da Scriv (Foto: Divulgação)

A Scriv permite monetização de obras publicadas em sua base e tem como proposta fortalecer o mercado editorial

Leandro Navatta, 29 anos, e Vitor Ballaben, 30, conheceram-se ainda na infância, quando moravam no mesmo condomínio. A amizade que nutriam cresceu e logo se tornou uma parceria nos negócios. Primeiro, os dois fundaram juntos a Kingly Studio, uma software house. Em 2017, uma experiência de Navatta rendeu outra ideia. Após finalizar a graduação, ele decidiu publicar o livro que escreveu, mas não recebeu resposta de nenhuma editora. Foi o pontapé inicial para que eles criassem a Scriv, uma plataforma que permite a autores publicar e monetizar seus livros e textos.

Inicialmente, a plataforma era utilizada apenas pelos seus fundadores. Em 2020, os dois decidiram investir na ideia e abri-la para o mercado. Segundo eles, o intuito da startup é democratizar o acesso à publicação editorial para autores e conectar leitores a novas obras. Na Scriv, os escritores podem publicar sua obra e receber por isso, em um modelo diferente do adotado pelo mercado tradicional.

Thank you for watching

“Na Scriv, é o autor que define o preço dele e como vai cobrar”, explica Ballaben, referindo-se às três formas de interação da plataforma: pagamento único, serviço de assinatura dos textos ou disponibilização das obras de forma gratuita. Uma parcela de 70% da receita gerada pelo autor fica com ele e 30% vão para a Scriv.

O processo de diagramação, produção e arte dos livros fica por conta do autor. Mas os fundadores não descartam a ideia de oferecer serviços de editoração, por meio da criação de uma comunidade que una escritores e outros profissionais da área, como designers e revisores.

Com as recentes mudanças do mercado editorial, as perspectivas dos dois para o futuro da plataforma são boas. “Ao conversarmos com nossos autores, percebemos que o livro físico se tornou algo muito mais emocional do que prático, então futuramente pensamos nele como uma premiação para os autores que alcançarem uma meta de visualizações ou algo assim”, conta Ballaben. Ele também diz apoiar mais parcerias com editoras tradicionais, como a que fizeram recentemente, pela qual uma usuária da Scriv pôde publicar seu livro de forma física e digital ao mesmo tempo.

Isso é possível pois a plataforma não exige exclusividade editorial. “Nosso intuito é complementar, e não canibalizar o mercado”, explica Ballaben. Outro pilar da Scriv, segundo Navatta, é facilitar o processo de publicação, que envolve desde o registro da obra na Biblioteca Nacional de forma física até a conversão para formatos que, muitas vezes, não são aceitos em todas as plataformas e e-readers. “Nós queremos centralizar esse processo e ajudar, por isso não pedimos essa exclusividade. Em quanto mais lugares o autor puder publicar, melhor para ele.”

Apesar de ainda não possuir aplicativo, a plataforma da Scriv é responsiva e se adapta à tela de visualização utilizada, permitindo maior conforto na leitura. “O app pode ter mais coisas legais em vez de ser outra versão do que já existe. Então estamos testando novas funcionalidades e o que o nosso público quer”, diz Ballaben. Com expectativa de chegar a 10 mil autores e 600 livros publicados até o fim de 2022, a Scriv também quer atuar na frente educacional, com a Scriv Educação, um ambiente virtual reservado às instituições de ensino. A proposta é que os alunos possam escrever suas redações e receber correções dos professores em tempo real, além de acessar conteúdos disponibilizados pelos docentes.

Outro plano da startup é lançar a Scriv Class, com a proposta de oferecer cursos e workshops para pessoas que desejam começar a escrever, além de um estúdio para adaptação dos conteúdos para o cinema. Os dois empreendedores agora pretendem buscar investimentos externos para desenvolver os projetos.

Revista Pegn. 30.6.2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: