Ir para conteúdo

O que é ghosting? Entenda significado e tradução do termo

Palavra de origem inglesa faz parte do vocabulário de redes sociais e apps de relacionamento; entenda o significado do termo e saiba se você já levou ou fez ghosting

Ghosting é um termo inglês derivado da palavra “ghost”, que significa “fantasma” em português. A expressão é usada quando você está se relacionando com uma pessoa e ela desaparece de repente, como um fantasma. O match ou parceiro passa a ignorar suas mensagens e ligações, e pode até mesmo te dar unfollow nas redes sociais. Ou seja, levar ghosting de alguém significa ser abandonado sem maiores explicações. Em bom português, trata-se do famoso sumiço.

A adesão ao termo ganhou força com o uso crescente dos aplicativos de relacionamento, como Tinder, e das redes sociais para flertar. Desde sua popularização, a expressão virou alvo de memes e passou a ser vista em muitos relatos na Internet, principalmente no Twitter. O Google Trends, plataforma de monitoramento de buscas na Internet, chegou a registrar um pico nas pesquisas por “ghosting” em 20 de junho, após uma matéria do Fantástico sobre o assunto.

O que é ghosting?

O ghosting geralmente acontece em relacionamentos. Sua principal motivação é evitar falar para outra pessoa que você não quer mais estar com ela, e escapar de uma discussão de término. Mas o desaparecimento súbito, principalmente na Internet, pode acontecer em qualquer tipo de relação, seja ela de amizade, familiar, ou trabalho. Em inglês, a pessoa que pratica o ghosting recebe o nome de “ghoster”, enquanto a vítima é chamada de ghostee.

A repercussão sobre o assunto levou muitos internautas a compartilharem suas próprias histórias com o ghosting.

Ao mesmo tempo, surgiram muitos tuítes com memes, trocadilhos e piadas em geral sobre o assunto.

Vale notar que também há outra denotação, menos usual, para ghosting. No mundo dos e-sports, a palavra pode significar assistir a um streaming para conseguir informações de vantagem sobre algum jogador ou equipe durante uma partida online. O termo também é usado quando um jogador morto passa informações sobre a partida para um jogador vivo.

Tech Tudo. 30.6.2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: