Ir para conteúdo

Uma rápida dose de sabedoria

por Leandro Karnal

Os gregos usavam o conceito de definição breve, do qual deriva nossa palavra aforismo.

Hipócrates, o pai da Medicina, dizia no seu primeiro aforismo:A vida é breve, a arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganosa, o julgamento difícil. 

O médico da ilha de Cós sintetizou muito em poucas palavras. A tradição latina resumiu ainda mais: Ars Longa, Vita Brevis (o total de conhecimentos supera o tempo de uma vida, sempre).

Aforismos fazem sucesso, pois resumem muita coisa em sentenças curtas. 

São os haicais da Moral, da Filosofia e da Ciência. O escritor e matemático nascido no Líbano Nassim Nicholas Taleb (1960) resolveu reunir muitos na obra: A Cama de Procusto – Aforismos Filosóficos e Práticos.

Os aforismos trazem um pouco da frônese, a sabedoria prática. O texto desconfia do campo especulativo e sobram frases contra o mundo acadêmico tradicional. 

Vamos a alguns exemplos?

“A educação torna o sábio ligeiramente mais sábio, mas torna o tolo tremendamente mais perigoso.” 

“Só dá para saber com certeza se uma pessoa é babaca quando ela fica rica.”

 “A polêmica é uma lucrativa forma de entretenimento, uma vez que a mídia pode empregar atores não remunerados e ferozmente motivados.” 

“Quando as pessoas o chamam de inteligente, quase sempre é porque concordam com você. Caso contrário, chamam você de arrogante.”

O título da obra de Taleb deriva do mito do malvado Damastes, conhecido como Procusto, que cortava ou esticava pessoas para adequá-las a um leito. 

Como ele diz na introdução, cada aforismo diz respeito a uma cama de Procusto, pois, diante do invisível e do imprevisível, nós resolvemos a tensão “espremendo a vida e o mundo em ideias comoditizadas e concisas, categorias reducionistas, vocabulários específicos e narrativas pré-empacotadas, que têm consequências explosivas”.

Taleb é muito observador.

Identifica um mundo de molduras e conceitos engessados que funcionam como um alfaiate que, tendo feito centenas de ajustes na roupa, exulta quando o produto final serve perfeitamente, esquecendo-se de tudo que foi mudado para que tal ocorresse. 

Que possamos jogar fora o leito fixo de Procusto.

#RecadoDaEquipeK

O que motiva você a levantar todos os dias, Leitor? Você levanta rapidamente da cama assim que o alarme toca ou faz parte do grupo dos que ficam adiando a saída do leito? O que você espera do mundo? É possível fazer filosofia sobre o ato de sair da cama pela manhã?

A partir de uma provocação apontada pelo escritor Eric Weiner no livro “O Expresso Sócrates”, o professor Leandro Karnal convida você a pensar sobre a filosofia no cotidiano e a entender aspectos fundamentais para uma vida mais consciente e feliz.

Para conferir o vídeo completo:

Quando você se conhece e compreende a importância do descanso, você consegue desenvolver uma estratégia de vida mais plena e feliz.

Um excelente fim de semana.

LK e Equipe K.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: