Ir para conteúdo

Existem 9 tipos de inteligência humana no mundo; descubra qual é a sua categoria

Os diferentes tipos de inteligência foram listados pelo psicólogo Howard Gardner, na década de 1980, mostrando as características de cada um.

Quando se fala em inteligência, quase automaticamente as pessoas já pensam em quem tem um rápido raciocínio matemático ou em ávidos leitores. No entanto, a capacidade mental humana vai muito além de entender línguas e saber fazer cálculos. Esses são apenas dois tipos de inteligência que existem.

O psicólogo Howard Gardner criou a Teoria das Inteligências Múltiplas na década de 1980. O estudo era baseado na análise de como o cérebro capta e processa as informações. A partir disso, Gardner percebeu que a inteligência humana ia muito além da resolução de problemas propostos em testes de QI.

Dessa forma, ele chegou à conclusão que é impossível dizer que uma pessoa é mais inteligente do que a outra. Isso porque existem diferentes tipos de inteligência que são desenvolvidos ao longo da vida. As pessoas podem ter mais facilidade em determinadas tarefas do que outras.

9 tipos de inteligência

A partir dessa observação, Gardner listou nove tipos de inteligência que utilizam partes diferentes do cérebro e contam com características específicas. Veja quais são:

Linguística

Está relacionada às habilidades de leitura e escrita e é presente em todos os seres humanos. Quem possui esse tipo de inteligência mais aflorada tem maior facilidade de comunicação verbal, gosta de ler, escrever, contar histórias e aprender novos idiomas e vocábulos.

Essas pessoas sabem se expressar muito bem por meio da linguagem, como poetas, romancistas, jornalistas e palestrantes.

Lógico-matemática

Calcular rapidamente até mesmo contas complexas sem, necessariamente, o auxílio da calculadora é uma das habilidades de quem tem esse tipo de inteligência.

Outras características são o gosto por padrões e a facilidade de percebê-los, pensamentos indutivos e dedutivos, raciocínio sequencial, compreender proporções e considerar hipóteses. Cientistas, engenheiros, investigadores e matemáticos possuem inteligência lógico-matemática.

Interpessoal

A capacidade de interação com outras pessoas é o ponto focal da inteligência interpessoal. Ela se dá na habilidade de gerar comunicação verbal e não verbal, percebendo as intenções, sentimentos, motivações e humor das pessoas.

Geralmente, grandes líderes possuem esse tipo de inteligência. É comum em profissionais como atores, professores, assistentes sociais e políticos.

Intrapessoal

Enquanto a interpessoal está ligada às relações externas, a inteligência intrapessoal é sobre a relação consigo mesmo, também chamada de inteligência emocional. É a capacidade de se analisar e conhecer os próprios pensamentos, sentimentos e atitudes.

Pessoas com essa características costumam ter bastante autocontrole, sabem seus limites e usam disso para crescimento pessoal e profissional. Bons exemplos são psicólogos e filósofos.

Existencial

Assim como o anterior, esse tipo de inteligência é baseada na reflexão. Mas, nesse caso, vai além da própria pessoa e se estende para toda a humanidade.

É uma característica presente em pessoas questionadoras que instigam outras a pensarem sobre infinitas possibilidades. Professores, filósofos e sociólogos possuem essa habilidade.

Corporal-cinestésica

O nome desse tipo de inteligência já fala por si só: tem a ver com a relação entre corpo e mente. Também conhecida como inteligência motora, ela é a reunião das capacidades de controlar movimentos e manipular objetos.

Atletas, dançarinos, atores, artesãos e cirurgiões são alguns dos profissionais com essa habilidade.

Espacial

Normalmente, quem tem habilidade para criação artística possui inteligência espacial. Pessoas assim conseguem observar o ambiente em diferentes ângulos, visualizar e projetar movimentos e objetos, modificando completamente o espaço.

Arquitetos, designers, engenheiros, escultores, geógrafos, cartógrafos e até mesmo jogadores de xadrez têm essa característica.

Musical

Como o próprio nome já diz, está ligada a música e a capacidade nata de aprender, interpretar e diferenciar padrões, notas, timbres, melodias e ritmos. Esse tipo de inteligência é, algumas vezes, considerada como um “dom”.

Pessoas que aprendem a tocar instrumentos sozinhas sem professor são um exemplo dessa característica. Maestro, compositores, músicos e críticos musicais também tem inteligência musical.

Naturalista

Esse tipo de inteligência é uma característica bastante comum entre biólogos, geólogos, agrônomos, oceanógrafos, engenheiros florestais e profissionais da área de ciências da natureza.

Isso porque está ligada à sensibilidade para reconhecer, entender e classificar fenômenos naturais, plantas, animais e minerais.

Concursos no Brasil. 20.4.2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: