Ir para conteúdo

Como ficar mais inteligente: confira 5 dicas para elevar o seu QI

É possível exercitar o cérebro de forma simples para elevar o QI. Alguns hábitos podem te ajudar a ficar mais inteligente. Veja como.

A inteligência é formada não só pelos genes, mas pelos conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo da vida. Ela não está ligada só aos conteúdos aprendidos na escola. Atividades simples do dia a dia podem ser excelentes formas de treinar o cérebro e ficar mais inteligente.

Assim como os músculos do corpo, o cérebro também precisa de estímulos para crescer e gerar novas ligações cognitivas. Deixar de exercitar esse órgão pode reduzir a sua inteligência. Por isso, o estilo de vida de alguém influencia diretamente no aumento ou diminuição do QI (Quociente de inteligência).

Veja como ficar mais inteligente

potencial mental é estimulado quando uma pessoa busca abrir seus horizontes e explorar o que vai além da bolha em que ela vive. Existem algumas atitudes simples que podem elevar o seu QI e não é nada muito extraordinário. Veja dicas simples de como ficar mais inteligente:

Listar objetivos diários: defina metas simples para serem cumpridas naquele dia. Dessa forma, você consegue organizar o seu tempo e evita o acúmulo de trabalho. De acordo com cientistas, deixar tarefas pela metade prejudica sua concentração na próxima atividade, porque ela ainda está presa à anterior;

Exercitar o cérebro: existem alguns jogos que unem a diversão ao raciocínio por meio da necessidade de pensar para criar estratégias e encontrar soluções. Clássicos como palavras cruzadas, sudoku, xadrez, damas e baralho são bons exemplos. Alguns jogos de tabuleiro, como War e Perfil também são interessantes. Existem ainda aplicativos de celular com versão digital desses jogos;

Criar o hábito da leitura: diminua seu tempo exposto à televisão e redes sociais. Faça leitura diária de jornais, revistas, livros. O hábito de ler ajuda a melhorar capacidade de pensar e escrever, além de aumentar seu vocabulário. Vale ressaltar que ler em voz alta ainda ajuda com a sua pronúncia e dicção;

Aprender algo novo: busque novas atividades que você ainda não está acostumado, como aprender a cozinhar, estudar outra língua, tocar um instrumento. Segundo estudo da Universidade de Hamburgo, desenvolver novos conhecimentos faz aumentar a inteligência;

Fugir do óbvio: a rotina é bastante confortável, mas ela deixa seu cérebro acostumado e funcionando no automático. Então, você pode tentar coisas simples, como fazer um caminho alternativo para um lugar que você vai sempre. Você pode tentar usar a mão que não é dominante para pegar objetos e realizar atividades, como escovar os dentes e mexer no mouse do computador.

Bônus: descansar também é uma atitude para ficar mais inteligente. Isso porque dormir pelo menos 8h por noite ajuda a manter a atenção e evita perdas cognitivas.

Concursos no Brasil. 11.4.2022.

Um comentário em “Como ficar mais inteligente: confira 5 dicas para elevar o seu QI Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: