Ir para conteúdo

Como dominar a linguagem corporal na arte da conquista

Flerte com intenção e tenha mais sucesso na paquera.


A paquera de quando somos adolescentes é bem diferente de quando somos adultos. Tudo fica muito mais complicado e os sinais que precisamos passar e receber são muito mais complexos. Apesar de parecer difícil, flertar está nos nossos genes. Pesquisas antropológicas mostram que o flerte ocorre de alguma forma em todas as culturas do mundo. Expressar interesse é, afinal, o primeiro passo para o desejo natural dos humanos de achar alguém e reproduzir.

Embora cada um tenha seu próprio jeito na arte da conquista, existem algumas diretrizes gerais úteis que podem te ajudar a entender melhor o que funciona e o que não funciona. Clique aqui para aprender mais sobre a fascinante linguagem corporal do flerte, com base em informações de How Stuff Works.

Entenda o tempo 

Leva entre 90 segundos e quatro minutos para outra pessoa perceber que você está flertando com ela.

A linguagem corporal é o sinal mais eficaz 

Isso significa que você tem pouco tempo para causar impacto! E a maneira mais eficiente de fazer isso em 90 segundos é através da linguagem corporal.

O segredo é transmitir seu interesse 

Muita gente se engana ao achar que flerte é impressionar alguém. O segredo mesmo é transmitir que você gostou da pessoa e acha essa pessoa interessante e atraente. O outro vai ficar instantaneamente inclinado a gostar de você.

Existem vários tipos de flerte 

Centro de Pesquisa de Questões Sociais estabeleceu que 55% da paquera acontece através da linguagem corporal, 38% pelo tom e velocidade da voz e 7% pelo que dizemos.

Preste atenção no outro 

A maioria das pessoas passa muito tempo se preocupando com o que vai dizer, quando o que não está sendo dito é muito mais eficaz. Dito isso, proceda com cautela, pois pesquisas também mostraram que os homens têm a tendência de confundir um comportamento amigável com flerte.

As mulheres são tipicamente ótimas na arte da sutileza 

Desde cedo, as meninas são ensinadas a não serem as perseguidoras nas situações românticas, a não tomarem a iniciativa. Por isso, quando as mulheres são adultas, elas muitas vezes são melhores em usar alguns sinais corporais na hora de indicar seu interesse.

O clássico olhar 43 

É aquele olhar sedutor e “chega mais” inconfundível que diz muito sem dizer nada.

Dedos inquietos 

As mulheres tendem a mexer com os dedos nas coisas ao redor como na taça de vinho que está na mesa, girar uma caneta e até tocar levemente no próprio pescoço.

Jogada de cabelo 

Um sinal de flerte clássico é jogar o cabelo para o lado, colocá-lo atrás das orelhas ou girar fios ao redor dos dedos.

Chamar atenção para os lábios 

Lábios são ferramentas eficazes para a  mulher paqueradora. Se ela aplicar um batom vermelho sem espelho, é provável que ela ser notada por você.

Cruzar e descruzar as pernas 

Cruzar as pernas pode realmente chamar a atenção da outra pessoa. O sapato no ar mostra que a moça está relaxada e não está com pressa de ir a qualquer outro lugar.

Sorrir bastante 

Sorrir por si só não é sinal de flerte. Mas em conjunto com o olhar, os dedos, os cabelos… É um sinal de interesse sim.

Os homens são mais óbvios 

Criados para serem os que tomam a iniciativa, os homens tendem a deixar suas intenções claras com posturas eretas e várias outras técnicas para parecerem maiores, especialmente se estão com um grupo de amigos.

Uma sobrancelha ligeiramente levantada 

Esse sinal não é nada sutil. É um sinal clássico de excitação e acontece tanto quando sua mente e seu intelecto são despertados, quanto outra coisa…

O encostar “acidental” 

Os homens, muitas vezes, “acidentalmente” esbarram nos seus interesses e oferecem um sorriso atrevido depois. Oops!

Arrumar cabelo, roupas, etc… 

Quando o cara começa a se arrumar num ambiente relaxado, ele provavelmente está sinalizando que está interessado.

Chegar mais perto 

Uma maneira popular dos homens flertarem é se aproximando, indicando que eles estão completamente ligados na outra pessoa. Mas os homens também devem ser sensíveis à linguagem corporal reativa da outra pessoa, que pode indicar que o espaço de conforto dela foi invadido, e recuar.

O pequeno toque 

Os homens muitas vezes encontram uma desculpa para tocar no braço, costas, ombro durante a paquera. Se executado corretamente, o pequeno toque será elétrico. Se for inapropriado, no entanto, todas as chances foram por água a baixo.

Fazer o corpo parecer mais aberto 

As mulheres fazem isso também, mas os homens tendem a abrir sua postura (não se afastam, nem cruzam os braços, etc.) de uma forma mais óbvia.

Muito da paquera transcende os papéis de gênero 

Embora você possa confiar em algumas tendências comuns em relação aos sinais de homens e mulheres, há algo mais claro e eficaz quando se trata de flertar: a imitação.

Imitação é a maior forma de paquera 

Imagine que você está num banco, no meio de uma conversa. Você se inclina para trás no banco e momentos depois o outro também. Então o outro cruza as pernas e, logo depois, você faz o mesmo. Esta simples ação de eco pode ser mais poderosa do que você pensa.

Está tudo na imitação 

Estudos descobriram que as chances de estranhos se relacionarem dependem fortemente dessa imitação sincronizada, geralmente inconsciente de gestos. Cria uma sensação de conforto entre as pessoas.

Gostamos de pessoas parecidas com a gente 

Pode parecer narcisista, mas também é comprovado por estudos que pessoas parecidas se atraem, não necessariamente na aparência física. Flertar por imitação (sutil) coloca você em sincronia e pode sinalizar que os sentimentos são mútuos.

Nunca subestime os olhos 

O contato visual é uma das maneiras mais diretas de dizer se uma pessoa está realmente interessada. Lembre-se da famosa citação em ‘Scarface’: “Os olhos, chico. Eles nunca mentem.”

Diferentes tipos de contato visual 

Se uma pessoa está do outro lado da sala e olha para você, e daí, quando você olha, ela para de olhar, mas não consegue parar de olhar por muito tempo, as chances são grandes de que essa pessoa está interessada em você.

Os homens normalmente usam contato visual como teste 

O homem é mais propenso a se aproximar de seu interesse amoroso somente depois que faz contato visual direto com a outra pessoa. Muitas mulheres sabem intuitivamente disso e evitam propositalmente o contato visual para desencorajar qualquer um que tente abordá-las.

O olhar longo 

Você conhece esse olhar, no qual não há nada de assustador em olhar diretamente nos olhos um do outro, sinalizando desejos românticos (ou  s e x u a i s) de uma das maneiras mais eficazes. É por isso que alguns terapeutas de casais recomendam para os casais que perderam aquela faísca a olharem por muito tempo um para o outro.

O contato visual decididamente sexual

Se você realmente quer comunicar seu flerte  s e x u a l, olhe nos olhos de alguém por alguns segundos, então quebre o contato visual e olhe para outra parte de seu corpo (mãos ou lábios funcionam melhor) e, em seguida, volte a olhar para os olhos.

Entenda quando a resposta é “não” 

Você tem que ser tão receptivo aos sinais dizendo “não” quanto é para sinais dizendo “sim”. Se alguém que você está tentando flertar quebra o contato visual, ele ou ela provavelmente não está a fim e você deve partir pra outra. Não pareça um stalker.

Notícias ao Minuto. 5.3.2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: