Amigas faturam R$ 15 mil por mês vendendo latas com mensagens positivas

Fundada por Ana Suzuki e Débora Teles, Positividade na Lata oferece embalagens com cem frases motivacionais em temas como gratidão, astrologia, amor e saúde.
Espalhar mensagens positivas para as pessoas é o objetivo de Ana Suzuki e Débora Teles, amigas há 20 anos e criadoras da Positividade na Lata. A empresa oferece latas personalizadas que vêm com cem frases motivacionais em impressas em cards. São pensamentos de temas como gratidão, astrologia, amor e saúde. O negócio fatura cerca de R$ 15 mil por mês.
O negócio está muito relacionado com as adversidades que as próprias empreendedoras viveram, como síndrome de pânico, ansiedade e depressão. “Passamos por muitas fases parecidas de desequilíbrio emocional. Por algum motivo inexplicável, enfrentamos muitos problemas juntas e nos dávamos muita força. Fizemos terapia e também melhoramos juntas”, diz Suzuki. Em 2019, decidiram que queriam transmitir positividade para outras pessoas e lançaram a marca.
Uma parte das frases é criada pelas próprias empreendedoras, mas elas também fazem colaborações. A coleção de signos, por exemplo, foi feita em parceria com uma astróloga. Todas as latas possuem aroma de capim-limão, que promete aliviar estresse, estimular criatividade e reduzir a confusão mental, diz Suzuki. A embalagem também conta com uma semente para plantar uma margarida.
A inspiração para começar a empresa veio de Teles. “Ela me contou que queria criar mensagens, e amadurecemos a ideia para ser algo motivacional. Então, decidimos como seriam as embalagens, o número de frases e qual seria o nome da marca”, afirma Suzuki.
As empreendedoras tiveram de dividir o que cada uma faria, já que não se encontram com frequência — Suzuki mora na capital paulista enquanto Teles vive em Itajaí, em Santa Catarina. As funções são separadas: Suzuki cuida da parte da comunicação enquanto Teles fica responsável pela logística.
Uma das dificuldades que as empreendedoras tiveram no início do negócio foi explicar o que estavam oferecendo. “Apesar de ser um produto simples, muitas pessoas tinham dificuldade de entender. É uma coisa nova e diferente. Tivemos que ter paciência para explicar o projeto”, conta Suzuki.
Para divulgar o negócio, apostaram em gerar conteúdo para as redes sociais, especialmente no Instagram. Também entraram em contato com influenciadores digitais, enviando os produtos para que eles publicassem em seus perfis — já que é um produto considerado instagramável.


As vendas começaram em marketplaces, como Americanas, Mercado Livre e Amazon. Hoje, porém, o melhor canal é a venda direta (pelo site e pelas redes sociais). A Positividade na Lata também fornece para lojistas, que revendem as latas, e corporações, que oferecem os produtos como presente aos funcionários.
A expectativa é agora expandir os locais de venda — e alcançar pontos físicos em todo o Brasil por meio de lojistas. Depois, as empreendedoras planejam criar latas em outras línguas para exportação.
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