Ir para conteúdo

IREE debate democracia constitucional com Luigi Ferrajoli

Ferrajoli é professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito

A importância das garantias processuais na democracia constitucional é um tema de extrema relevância nos dias atuais no Brasil e em diversos outros países.

Para debater o assunto e compreender melhor questões como o populismo e as ameaças à democracia, o IREE realiza um evento exclusivo na sexta-feira, dia 14/5, às 10h, com o professor italiano Luigi Ferrajoli, um dos mais requisitados pensadores do Direito da atualidade.

Ferrajoli foi juiz por nove anos e deixou a magistratura em 1975 para se dedicar exclusivamente à carreira acadêmica. É professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito e publicou Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal, obra que o fez reconhecido internacionalmente e que sustenta seu pensamento de que sem garantias penais não há Justiça possível.

Em 2011, Ferrajoli escreveu a obra Poteri selvaggi. La crisi della democrazia italiana, em que identificava o surgimento de poderes que não se submetiam aos limites inerentes à democracia constitucional como causa da crise democrática na Itália.

O evento online do IREE contará com a participação dos debatedores Paola Ligasacchi, advogada e jornalista, Cristiano Zanin, advogado especialista em Direito Processual Civil, Rafael Valim, advogado e diretor do IREE, e Walfrido Warde, advogado e presidente do IREE.

A conferência contará com tradução simultânea italiano-português e será em formato fechado, via Zoom, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site do IREE. 

Revista Consultor Jurídico, 12 de maio de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: