Ir para conteúdo

Escrita criativa: entenda o que é e como desenvolvê-la

Você sabe o que é escrita criativa? Descubra como se tornar um escritor melhor neste post.

Você já ouviu falar no termo “escrita criativa“? Ao contrário do que você pode imaginar, ela está ao alcance de qualquer um de nós.

Escrita criativa nada mais é que elaborar textos melhores, que cativam o interesse do leitor e são capazes de fazê-lo ler um material do começo ao fim.

Mas como é possível desenvolver essa habilidade e ser bem-sucedido na produção de qualquer tipo de conteúdo? Confira as nove dicas que preparamos para ajudar você a dominá-la!

Não espere a inspiração chegar

Em algum momento você já precisou criar um conteúdo sem estar tão criativo quanto gostaria, certo? É comum acreditar que essas situações são um grande problema para criar textos incríveis, principalmente se você for um redator freelancer, mas isso não é verdade.

A escrita criativa não depende de inspiração. Ela é um esforço constante, que exige mais disciplina e perseverança do que uma ideia incrível.

Quem escreve todos os dias, quer a inspiração venha, quer não, está mais próximo de dominar a escrita criativa.

Leia constantemente

Sabe o que pode melhorar a escrita de qualquer pessoa? Ler mais.

Quando alguém produz muitos textos, é comum que, devido ao cansaço, passe a negligenciar a leitura — ou a associá-la apenas ao consumo de materiais específicos, como os relacionados às pautas que aborda com maior frequência.

Quer uma dica para ler sempre que possível e otimizar a produção de conteúdo? Volte a ler o tipo de ficção que lhe agrada. Esse hábito fará com que você se acostume novamente a consumir bastante conteúdo e tornará você uma pessoa mais criativa.

Escreva tanto quanto possível

Logo no começo deste artigo, falamos em disciplina. Ela aparece aqui novamente, embora como uma lembrança de que é preciso escrever ao longo de toda a semana.

Mesmo que você não produza um conteúdo que será publicado em seu blog ou na página de algum cliente, lembre-se de fazer um texto a cada dia. Manter um diário pode ajudá-lo a construir esse hábito.

Participe de um workshop

Que tal se unir a outras pessoas para desenvolver uma escrita mais criativa? Os workshops de redação são encontros entre produtores de conteúdo e especialistas no tema e acontecem periodicamente nas grandes cidades.

Se você não tiver acesso a eles ou disponibilidade para participar de cada um, crie workshops com seus amigos ou comece a acompanhar canais no YouTube e cursos gratuitos sobre o tema. Esses exercícios tiram você da zona de conforto e garantem que escreverá sobre temas que jamais explorou.

Tente impressionar o leitor

Não chatear o leitor é importante para que a escrita criativa aconteça. Se você cria um texto com muita informação, mas no qual ela é disposta de uma forma maçante, há pouquíssimas chances de que ele seja lido até o fim.

É fundamental distribuir os dados incluídos em um material de maneira interessante. Em muitas situações, é possível citar um acontecimento ou uma referência que faça com que quem lê o artigo se sinta diretamente atingido.

Por isso, conhecer quem lê os seus textos vai ajudar você nessa tarefa.

Faça uma lista dos criativos que você admira

Você tem pelo menos um escritor que ama. Provavelmente, conta com uma lista de muitos autores que sempre motivaram você a escrever. Utilizá-los para se tornar um autor melhor sempre é bom.

Devemos, porém, discernir a inspiração do plágio. Durante muito tempo, autores como Isaac Asimov e Stephen King utilizaram a escrita criativa de J. R.R. Tolkien como estímulo. O que todos eles têm em comum? Obras próprias, que não se relacionam diretamente com os universos que Tolkien construiu.

Por anos, todavia, a obra dele foi o ponto de partida para que esses notáveis escritores se tornassem alguns dos mais criativos do mundo.

Bem-feito é melhor que perfeito

Não dá para esperar se tornar, em pouco tempo, um grande escritor. O que podemos fazer é nos superarmos de forma constante, mas essa tarefa não deve impedi-lo de criar tanto material quanto for preciso.

Desde que você se esforce, cumpra os exercícios que escolheu para estimular a produção de textos criativos e tenha persistência, o perfeito chegará. Enquanto isso, será preciso se consolar com o bem-feito.

Um trabalho bem-feito diferencia-se do conteúdo perfeito porque ele é entregue no tempo certo e é compatível com o avanço de suas habilidades atuais. Com os anos, ele tem o potencial de chegar à perfeição, desde que você não desista.

Edite textos com cuidado

Quando buscamos nos tornar escritores criativos, muitos de nós nos esquecemos de uma tarefa importante: a de editar bem os conteúdos que criamos. É muito raro que um texto fique bom na primeira vez que o escrevemos.

Revisar, reler e remover trechos que não contribuem para o entendimento é essencial. Com o passar do tempo, você conseguirá produzir materiais de maior qualidade já na primeira tentativa, mas a escrita criativa é um exercício constante de crítica e esforço.

Se você não gostou de um texto logo no início, não entre em pânico. Ler esse material novamente o ajudará a apontar o que está errado e corrigir isso.

Remova palavras desnecessárias do texto

Não é incomum que você escreva um texto repetitivo ou complexo demais. Na maioria das vezes, porém, o que o leitor busca são informações concisas e claras sobre o tema.

processo de edição não é necessário apenas na hora de conferir se você narrou bem uma história. Ele é essencial para que você elimine trechos pouco relevantes, palavras que não agregam nenhum retorno para quem lê e construções frasais grandes demais.

Lembre-se: a escrita criativa exige muito esforço. Porém, ela é o que separa os bons escritores dos demais.

Mesmo quem trabalha com a criação de textos para o mercado tem muito a ganhar em aprender mais sobre o tema.

É que a escrita criativa pode torná-lo um profissional mais versátil. Utilize diariamente as dicas que aprendeu aqui e acompanhe como os seus textos evoluirão com o tempo.

Ainda tem alguma dúvida sobre como você pode escrever melhor? Que tal ler um material detalhado para ajudá-lo a dominar completamente o assunto? Baixe o e-book da escrita criativa!

Stoodi. 5.7.2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: