Ir para conteúdo

Sois de amizade

Por Iara Aparecida Dams

Seu filho precisa de amigos sim! Saiba como ajudar – Pais&Filhos

O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica…[1]

            Esses dias estava pensando sobre sentimentos – os bons –  e me deparei com a amizade. O amor que se tem por uma pessoa amiga é algo que não se explica fácil, porém, pode se tornar indissolúvel em segundos. Os amigos são reflexos de nós, “espelho de minha alma”, que cultivamos no dia a dia com as nossas próprias ações.

            Sobre amizade temos poemas, músicas, frases, contos e livros. Em uma busca rápida na internet temos centenas de imagens, vídeos e sites prontos para explicar esse conceito. Mas será possível  definir a amizade? E definindo-a não estamos também  delimitando-a?

            A afinidade de uma amizade pode ser tão mágica que, muitas vezes, vemos amigos conversando “pelo olhar” e completando pensamentos um do outro. E quem nunca ficou um longo tempo sem falar com aquela pessoa tão estimada – ainda mais em período de pandemia – e, quando a encontrou, sentiu como se nem um dia tivesse passado. A conversa ainda é a mesma, pois a conexão de alma não muda facilmente: “Ah! Mistérios da alma! Mudam-se as roupagens terrenas, as experiências, as situações, as posições através das reencarnações, mas os corações sempre se reconhecem.”[2]

            O espiritismo explica as amizades como ligações de outras vidas, talvez por isso que quando estamos pensando nos amigos eles aparecem, nos ligam ou mandam uma mensagem. Quem nunca experimentou a sensação de estar em dia exaustivo e frustrante como se o mundo estivesse conspirando contra cada segundo da vida  e, de repente, o amigo vem como uma fonte abundante de alegria, sendo um divisor de águas entre o choro e o riso.

            E falando sobre a energia boa que um amigo nos passa, devemos recordar dos desabafos e conversas, tais momentos de intimidade quando abrimos nossos corações, amarguras, tristezas, alegrias e confidências são trocadas e conselhos dados. Como uma pessoa pode se dedicar a outra sem cobrar nada em troca?  Escutar, ajudar, aconselhar, sem em momento algum pensar que esta devoção tenha um preço a ser cobrado um dia.

              Uma lenda judaica chamada A Verdadeira Amizade[3] retrata bem essa necessidade de que a amizade tem de doar-se ao outro, sempre se preocupando com o amigo chegamos até a ignorar as nossas próprias necessidades. Nessa história, dois amigos também dividem uma pequena plantação, que, após anos de colheitas frustradas, veio dar excelentes frutos. O amigo mais velho sente que o mais jovem precisa da maior parte, pois ele tem esposa e filhos para sustentar. Já o mais jovem chega à conclusão de que o amigo precisa de mais, já que por conta da idade avançada não consegue mais trabalhar com o mesmo ânimo. Cada um flagra o outro, no meio do caminho entre as casas, levando sua parte da colheita para o amigo.

            Ser amigo também é ser empático, querer compartilhar da dor e alegria que o outro carrega no peito. E não apenas compartilhar, mas entender, ajudar, maximizar a felicidade e minimizar a tristeza. Brindar comemorações e afogar frustrações. E, muitas vezes, é apenas fazer companhia, estar junto e jogar conversas fora.

Por fim,  a prova da verdadeira amizade é que durante esta leitura você pensou em alguém, assim como eu pensei enquanto escrevia. As pessoas, mesmo distantes, nos fazem sentir sensações distintas, saudade, alegria, tristeza, ressentimento, amor. Como diz Cecília Meireles:

Nem sempre os que estão mais perto

fazem melhor companhia.

Mesmo com sol encoberto,

todos sabem quando é dia.[4]

            Independente da distância, do tempo e dos acontecimentos, permanecem amigos. São “espelhos da alma” e, como sol em dia nublado, permanece alí. Talvez você não os veja com frequência, mas amizades verdadeiras estarão sempre por perto, prontas para recordar as saudades e criar novos capítulos para recordação. Portanto, afaste as nuvens, veja os sóis e sorria para as possibilidades de um dia lindo.


[1] Vinicius de Moraes “Soneto do amigo”

[2]ANDRÉ (espírito) “Nos campos da França”

[3]Disponível em <https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/480548&gt;

[4]Cecília Meireles “Recado aos amigos distantes”

REFERÊNCIAS

ANDRÉ (espírito); Wetzstein, Mauren R. M. (psicografado por). Nos campos da França. 2. ed. Matão, SP: Casa Editora O Clarim, 2003. Cap. 1. p. 21.

Iara Aparecida Dams, professora de Língua Espanhola no Colégio São José – PU. Graduada em Letras: Português/Espanhol (UNESPAR). Pós-graduada em Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil (UNINA). Cursando Pedagogia (UNIASSELVI). Poetisa e escritora. Colunista do Factótum Cultural. 

Os artigos publicados, por colunistas e articulistas, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Factótum Cultural.

iara.aparecida Ver tudo

Professora do ensino fundamental I no Colégio Santos Anjos – PU. Graduada em Letras: Português/Espanhol (UNESPAR). Pós-graduada em Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil (UNINA). Cursando Pedagogia (UNIASSELVI). Poetisa e escritora. Colunista do Factótum Cultural.

2 comentários em “Sois de amizade Deixe um comentário

  1. Que texto lindo! Chegou como um abraço. Saudade de vc! “As pessoas, mesmo distantes, nos fazem sentir sensações distintas, saudade, alegria, tristeza, ressentimento, amor” ❤️❤️

    Curtido por 1 pessoa

    • Minha amiga querida, que mesmo longe me faz tão bem… sou feliz com tua companhia e amizade!
      Um enorme abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: