Ir para conteúdo

“Ideias que Colam”: conheça Friedrich Nietzsche em aula animada de 2 minutos

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, na alemanha, filho de uma família com tradição religiosa. Era um homem com saúde muito fraca e por isso se aposentou cedo. Isso deu bastante tempo para que seguisse seus estudos contra o socialismo, que odiava.

Para Nietzsche, todas as formas de igualdade eram falsas, porque não existe igualdade na natureza – existe a lei do mais forte. “O que não te mata te deixa mais forte” é uma frase dele. Entre os humanos, deveria prevalecer também o mais forte. Inclusive, dizia que existiam algumas pessoas que eram superiores (Übermensch). Deveríamos, aliás, ser governados por estas pessoas.

No entanto, com o advento da religião e seu dogma sobre uma entidade sobrenatural, invisível, pregava que todas as pessoas eram iguais. Ao mesmo tempo, garantia uma casta de sacerdotes que estavam acima de todos, porque falava diretamente com este ser invisível. Era o século 19, e várias descobertas científicas estavam sendo realizadas. Nesse contexto que ele diz talvez uma de suas frases mais famosas: “Deus está morto”. Para quem criticava tanto a igreja, não espanta a opinião dele de que toda religião é opressiva. Também nunca acreditou numa raça superior. Para ele Übermensch era raro, pessoas entre milhões.

Cada época tem reinterpretado Nietzsche de uma forma. Seu pensamento é poderoso e criativo porque vai na contramão do senso comum daquela época. Bem, talvez dessa também.

Produzido por Liquid Media Lab https://www.liquidmedialab.com/

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: