Ir para conteúdo

Educação em Cordel | 17 PDFs para baixar

Educação em Cordel: Projeto 10 estrofes para conhecer, é um trabalho de Claudia Maria Azevedo de Vasconcellos, professora da rede estadual SEEDUC RJ, que resume várias obras em forma de cordel visando aguçar a curiosidade e incentivar a leitura.

Educação em Cordel apresenta em apenas dez estrofes autores renomados utilizando a criatividade e a poesia da literatura em cordel. Assim, os leitores podem ter rapidamente o primeiro contato com as obras e pensadores indicados.

Recebemos autorização da autora para produzir e disponibilizar gratuitamente os folhetos digitais deste projeto em formato PDF.

O cordel é um gênero literário escrito na forma rimada e impresso em folhetos. É uma manifestação cultural típica do nordeste, hoje presente em várias regiões do Brasil.

Seu nome tem origem na forma como os folhetos eram expostos tradicionalmente nas feiras livres, pendurados em barbantes. Em 2018 a literatura de cordel foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Seu apelo popular e democrático atinge todas as camadas sociais, característica reconhecida e admirada pelo poeta Carlos Drummond de Andrade:

“A poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, do senso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro. É esta, pois, uma poesia de confraternização social que alcança uma grande área de sensibilidade”

Clique AQUI e visite o post! 

Baixe 17 cordéis desse belo projeto.

Abraços,
Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: