Ir para conteúdo

15 editoras que publicam livros de novos autores

editoras que publicam livros de novos autores

Se você sempre quis escrever um livro — aquela história que rabiscou em um caderno ou aquele sonho que cabia perfeitamente no primeiro capítulo de um romance, mas achava ser muito difícil entrar no mercado literário, bem, fique tranquilo, trazemos boas notícias. Existem, pelo menos, 16 editoras que publicam livros de novos autores no Brasil.

Foram selecionadas apenas editoras que atuam no Brasil: o autor iniciante envia seu livro para avaliação e aguarda a resposta da editora. Uma vez aprovado, recebe todo o suporte da editora para edição, revisão, diagramação, capa e divulgação.

Se você gostaria de realizar o sonho de publicar um livro, fique atento aos critérios apresentados pelas editoras, pois é possível que, em alguns casos, haja custos de publicação. Vale a pena mencionar que todas as informações deste artigo estão nos sites das editoras citadas. Por isso, recomendamos que os escritores interessados em publicar, entrem em contato diretamente com as editoras para tirar todas as dúvidas referentes ao envio de originais e critérios publicação. Confira a lista de editoras abaixo:

1 – Multifoco

A editora Multifoco está localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e tem como missão facilitar o processo de publicação de novos autores. Atualmente, com 13 selos, sendo a primeira a Multifoco, que é o selo principal e conta com publicações selecionadas; já a Minifoco é voltada para a primeira infância, com livros ilustrados; a NotaTerapia publica poesia, romance, contos e crônicas, psicologia e memória social; Drible de Letra é voltada para os aficcionados do futebol; a Ágora21 é especializada em publicações jurídicas; a Örö Edições abre espaço para escritores negros disseminarem traços da cultura afro; a Birrumba é voltada para a literatura comercial; a Mil Palavras permite a autopublicação; a Multifoco Música tem obras sobre música; a Palavroando traz o teatro, ensaios e experimentações artísticas; a Macabéa Edições é voltada para escritoras que escrevam sobre a feminilidade; a Anthology publica unicamente antologias; a Baobá é voltada para família e questões culturais e; por fim, a Plural trata da temática LGBT na literatura.

Ao enviar o livro a ser publicado para avaliação neste link, a Multifoco tem um prazo de 30 dias para dar uma resposta ao autor. Curiosidade: uma vez aprovado, o autor recebe suporte durante todo o processo de publicação e, poderá ter a noite de autógrafo no Espaço Multifoco, que conta com um ambiente de três bares, cozinha e estrutura de luz e som para a realização de eventos. E, também, ao ser publicado, o livro é imediatamente cadastrado no catálogo da Livraria Cultura e da Travessa.

2 – Coletivo Editorial

A editora Coletivo Editorial, com sede em Pindamonhangaba (SP), tem como missão “compartilhar conhecimento de todas culturas e etnias, abrangendo todas classes e gêneros”. Assim, distribui suas publicações em seis selos: Relighare, com biografias, práticas de vida saudável, poesia, astrologia, filosofia oriental e ocidental; Gana, abrange esportes, cultura e arte; CEPSIC, é o selo dirigido à comunidade acadêmica e profissionais de Psicologia; Sankirtana Books, possui clássicos do conhecimento oriental, estudos sobre teologia e filosofia indiana; Coletivo Encantado, voltado para crianças e adolescentes e; InSana, publicações de cunho social, político e estilo de vida alternativo. Sendo o último voltado para autores independentes.

Os interessados em enviar sua obra para avaliação podem entrar em contato pelo site aqui.

3 – Autografia

Com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), a Autografia analisa o original e quando aprovado, oferece o serviço de capa, diagramação e impressão ao autor, que será remunerado com os direitos autorais. O livro é distribuído em milhares de livrarias físicas e disponibilização na versão digital em plataformas como Amazon, Google Play, Livraria Cultura, Travessa, Livraria da Folha, etc. E, para o lançamento, a editora conta com diversos espaços parceiros no Rio de Janeiro.

O site da editora não informa o prazo, mas após aprovado, o texto converte-se em um livro impresso. A editora aceita livros de diversos segmentos como romances, coletâneas e trabalhos acadêmicos e oferece suporte em todas as etapas: divulgação, realização de eventos de lançamento e noite de autógrafos e, distribuição. Para submeter um original basta acessar este link.

4 – Vivaluz Editora

Desde 2002, A Vivaluz publica exclusivamente livros de divulgação da doutrina espírita, tornando-se referência neste nicho. Com sede em Atibaia (SP), a Vivaluz existe com a missão de gerar recursos para a manutenção de projetos sociais.

Publica autores dentro da temática espírita e recebe originais para avaliação diretamente no site, clicando aqui.

5 – Illuminare

A editora Illuminare tem um método inovador de selecionar novos autores: cria seletivas periódicas para a produção de contos e capítulos a partir de um livro já publicado. Funciona assim: os editais são lançados com um livro base para a produção de novos contos. Os escritores submetem seus trabalhos dentro do prazo e aguardam o resultado. Para conhecer os editais abertos, acesse este link. Outra opção dentro da editora é o autor pagar pela publicação de x exemplares, ou seja, um formato vanity publishing.

Fundada em 2014, a editora trabalha com quatro selos, sendo Antologias Brasileiras voltado para literatura brasileira; Serial Killers, para romances policiais, suspense e terror; Cognoscere, voltado para livros científicos e; Illumina Kids, para o público infantojuvenil.

6 – Panda Books

A Panda Books/Original foi fundada em 1999 e já publicou biografias como O Doce Veneno do Escorpião, de Bruna Surfistinha, e o famoso O Guia dos Curiosos. Com foco em literatura infantojuvenil e adulta, já teve obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Com sede em São Paulo (SP), a empresa foi idealizada pelo jornalista e escritor Marcelo Duarte e a empresária Patth Pachas e, atualmente, conta com mais de 550 títulos no catálogo. Os autores podem submeter seus originais para análise diretamente neste link. A editora tem até seis meses de prazo para avaliar o material.

7 – Elsevier

A editora Elsevier é uma empresa global com foca na divulgação da ciência em prol do desenvolvimento humano. Publica livros, artigos e revistas científicas. Fundada em 1880 e com sede em Amsterdã (Holanda), a Elsevier passou de uma pequena editora a uma companhia internacional.

No Brasil possui escritórios em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) e recebe originais para avaliação de obras inéditas. Para saber mais, acesse o site em inglês.

8 – Manole

Esta editora e livraria virtual está há 50 anos em atividade e conta com dezenas de temas publicados em seu catálogo. São mais de mil livros publicados em cinco selos: o Manole, com foco em produção científica, técnica e profissional; o Amarilys, voltado para o público infantojuvenil, com obras de ficção e não ficção para adultos; o Manole Educação, com oferta de cursos de formação profissional; o Manole Digital, que disponibiliza ebooks e; o selo Minha Editora, com foco em biografias, produções comemorativas e edições especiais.

Para enviar originais para a Manole o livro precisa ser voltado para saúde, direito, finanças, negócios, Engenharia, turismo ou administração. Para solicitar a análise do material, basta seguir as instruções aqui.

9 – Giostri

Fundada em 2005, a Giostri é uma editora brasileira com mais de 1.400 publicações, com foco em autores brasileiros. Possui livrarias próprias em São Paulo e no Paraná, além do próprio teatro. Comprometida com a cultural nacional, a Giostri acredita “que autores nacionais precisam ser lidos e conhecidos”. Assim, coloca-se a missão de possibilitar a publicação, divulgação e comercialização de cada autor que os procura.

Em seu catálogo reúne os melhores autores de teatro do Brasil, como Lauro Cesar Muniz, Maria Adelaide Amaral, Mauro Rasi, Flavio Marinho e Maitê Proença no  selo Dramaturgia Brasileira. Já o selo Giostrinho é voltado para o público infantil e muitas obras já foram adotadas por escolas privadas e públicas em todo o país. O selo Poesia Brasileira conta com obras de Lêdo Ivo e Antonio Carlos Secchin. Há ainda ficção e direitos humanos. Recebe originais para análise e informa que são lidos na íntegra, devolvendo a resposta em até trinta dias. Para mais informações, acesse os requisitos aqui.

10 – Record

O Grupo Editorial Record é um dos mais tradicionais do Brasil e é responsável pela publicação de autores consagrados como Truman Capote, Julio Cortázar e Eça de Queiroz, mas o interessante é que, ao mesmo tempo, mantém as portas abertas para novos talentos. Possui em seu catálogo cerca de oito mil livros e tem um ritmo mensal de publicação de cerca de 40 novos livros.

Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a editora Record foi fundada em 1942 por Alfredo Machado e Décio Abreu, depois passou a integrar as editoras Bertrand Brasil, BestSeller, Civilização Brasileira, Edições BestBolso, José Olympio, Nova Era, Paz e Terra, Rosa dos Tempos, Verus e Viva Livros. Não estipula um prazo mínimo de resposta, mas recomenda aos autores realizarem o registro na Biblioteca Nacional, antes do envio à editora. Para enviar um original, acesse o link e considere as exigências de envio: obrigatoriamente por e-mail e não há prazo estipulado de resposta Os originais devem estar acompanhados por uma apresentação do autor com dados pessoais e um breve resumo da obra.

11 – RHJ

Com mais de 300 livros para professores, crianças e jovens, a RHJ Livros existe desde 1974, como distribuidora de livros e, em 1987 passou a publicar obras infantojuvenis. Já recebeu diversos prêmios pelas obras publicadas, como Jabuti (Brasil), White Ravens (Alemanha), Octogone (França), BIB Plaque (Eslováquia), The Noma Concours (Japão) e The Ibby Honour List Diploma (Canadá).

Sediada em Belo Horizonte (MG), a missão da editora é despertar novas gerações de leitores e, por este motivo, recebe originais para análise, desde que sejam voltados para crianças e adolescentes. Para enviar o seu material, conheça os pré-requisitos aqui.

12 – Chiado Books

Com catálogos de livros em português, espanhol, inglês, alemão, italiano e francês, a Chiado Books opera no Brasil a partir do escritório em São Paulo (SP) e, atua também na Alemanha, Bélgica, Espanha, América Latina, Estados Unidos, França, Luxemburgo, Irlanda e Reino Unido. Em seu site descreve-se como “especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo atualmente a maior empresa em Portugal e no Brasil neste segmento”.

É uma jovem editora portuguesa, fundada em 2008, com foco no surgimento de novos autores. Para se ter ideia do rápido crescimento desta marca, em 2011 já havia publicado 500 títulos e impresso 500 mil cópias por ano.

No seu catálogo há literatura, filosofia, ficção, gastronomia e outras dezenas de temas. Com uma abordagem inovadora, a editora já realizou ações no Dia Mundial do Livro produzindo do zero um livro em um único dia e realizou um evento literário em um cassino. A Chiado Books reconhece que toda carreira promissora de escritor começa com um talento desconhecido pelo mercado editorial e, por este motivo, recebe originais para análise, garantindo uma resposta em até dez dias. Para saber mais, acesse aqui.

13 – Grupo Novo Século

Se você pensar em livros de ficção e de cultura pop publicados no Brasil, é bem possível que um dos títulos seja uma publicação do Grupo Novo Século, principalmente se for um livro de André Vianco ou um comic book da Marvel. Foi fundada em 2001, com sede em São Paulo, e conta com um catálogo superior a 1.700 obras.

Incorporou editoras de outros segmentos ao grupo: Talentos da Literatura Brasileira, Ágape, Figurati e Geektopia e, juntos formam o Grupo Novo Século. Para conhecer todas as empresas do grupo, acesse este link. A editora Novo Século aceita originais de dezenas de temas, para conhecer a lista completa, acesse este formulário.

14 – Zahar

Fundada em 1957, no Rio de Janeiro (RJ), por Jorge Zahar, um editor de origem libanesa, a Zahar conta, atualmente, com selos Clássicos Zahar, voltado para a clássicos da literatura mundial e; Pequena Zahar, voltado para o público infantojuvenil. Com mais de 60 anos no mercado editorial brasileiro, iniciou com foco em livros de ciências humanas e sociais.

Para o envio de originais estão excluídos os temas: poesia, contos, romance, autoajuda, gestão empresarial, marketing, espiritualidade, etc. Acesse o link para conhecer todos os pré-requisitos de envio, clique aqui.

15 – Pandorga

Localizada em Lajeadinho Cotia / SP, a Pandorga é voltada para a formação de novos leitores, destinando boa parte de seu catálogo a obras para o público jovem. É a “casa”de clássicos do horror como as obras de Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft.

Recebe originais por e-mail e informa o prazo de avaliação individualmente. Mais informações sobre os critérios de envio aqui.

Bônus: conheça as plataformas que publicam o seu ebook

Com o crescente mercado de ebooks e seus respectivos e-readers, muitas empresas têm focado seus esforços em disponibilizar plataformas para a criação e comercialização de novos ebooks. É uma alternativa para novos escritores que queiram publicar seus textos sem depender da aprovação da editora. Outra característica é que, o autor é responsável pela qualidade gráfica e ortográfica do material, sendo que algumas destas plataformas oferecem serviços pagos à parte e a impressão sob demanda. Confira:

Amazon

A empresa dispõe da ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing. Nela, o escritor pode disponibilizar seu livro na plataforma e ser remunerado a cada nova aquisição. A versão impressa, embora disponível, é confeccionada fora do Brasil, o que pode encarecer ao leitor a aquisição. Por este motivo, a Amazon é uma opção viável para autores que prefiram oferecer seus ebooks somente para usuários do Kindle. Para submeter sua obra na Amazon, acesse Kindle Direct Publishing.

Bibliomundi

Fundada por Raphael Secchin e Pedro Lopes em 2014, a Bibliomundi uniu o mercado editorial à tecnologia, com o intuito de revolucionar o mercado de ebooks. Com a experiência adquirida no mercado editorial no Reino Unido, passando por Atlantic Books,  Quercus, Nielsen Bookscan UK e Xeriph, Raphael Secchin aliou-se ao analista de desenvolvimento web, Pedro Lopes, e juntos, criaram o conceito da Bibliomundi.

Aberta às ideias criativas de novos autores, a Bibliomundi é um ambiente ideal para colocar o projeto de livro no papel ou na internet. Entre os escritores publicados pela editora está Bella Prudencio, com o romance digital Sebastian, comercializado em plataformas como Google Play e Amazon. A empresa recebe originais para avaliação e, ao publicar o livro, o escritor fica com 70% da receita das vendas. Basta acessar o link e cadastrar-se aqui.

Kobo

O Kobo é um concorrente do Kindle e igualmente comercializa ebooks para seus e-readers. Também disponibiliza aos escritores uma plataforma chamada Kobo Writing Life, que permite que o livro seja disponibilizado no ar até 72 horas após a submissão, em sites livrarias online em mais de 190 países. Ao publicar no Kobo Writing Life, o autor tem total liberdade para decidir preços, promoções e tem autonomia para publicar o mesmo livro em outras editoras e plataformas. Para publicar no Kobo, basta acessar este link.

Saraiva

Especialmente desenvolvida para livros digitais, a ferramenta Publique-se! da Saraiva permite que escritores transformem artigos de blog, monografias, poesias e diversos assuntos em livros comercializáveis online. A Saraiva é uma das principais livrarias atuantes no mercado editorial brasileiro e, com esta ferramenta, permite que, o escritor publique seu livro e disponibilize na plataforma, definindo o próprio preço e acompanhando o volume de vendas e a avaliação do leitor. Para publicar seu ebook, acesse Publique-se!

Clube dos Autores

O Clube dos Autores permite que o escritor disponibilize seu livro diretamente na plataforma, defina todos os critérios de comercialização, ainda poderá ter o título disponibilizado na AgBook e ter a obra impressa comercializada pela plataforma. Para cadastrar seu livro, acesse aqui.

Agbook

A Agbook funciona no mesmo formato que o Clube dos Autores. O escritor disponibiliza o livro na plataforma, define o preço de venda e, quando a obra, seja na versão online ou física, é comprada no site, ele recebe o valor integral. O livro impresso é produzido sob demanda, diretamente na Agbook.

Para cadastrar um livro na plataforma, acesse este link.

PerSe

A PerSe oferece a publicação de novos livros na plataforma, permitindo a comercialização na versão digital e impressa sob demanda, oferecendo ao autor 80% dos rendimentos de vendas. A empresa oferece serviços adicionais de revisão, diagramação, capa e apoio para o lançamento do livro, com custos. Para submeter o livro, clique no link.

Livrorama

Neste portal de publicação de livros sob demanda, permite ao autor disponibilizar o livro na versão digital e, em vendas para o produto impresso, o mesmo é confeccionado de acordo com cada pedido. Saiba mais aqui.

Escrytos

Ao publicar um ebook na Escrytos, o autor imediatamente tem sua obra disponibilizada em outros portais de venda de livros: Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, Submarino, Wook, etc. O autor pode contratar serviços pagos para produção, revisão e marketing do livro. Cadastre-se na plataforma aqui.

E você, indica alguma editora que publique novos escritores? Coloque nos comentários a sua experiência!

Writing Tips Oasis. 9.8.2018.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: