Ir para conteúdo

Como aplicar a felicidade nórdica no dia a dia

Os países nórdicos estão entre os mais felizes do mundo de acordo com o ranking mundial da World Happiness Report, um relatório produzido por organizações e institutos de pesquisa internacionais. Finlândia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Suécia estão entre as 10 primeiras posições enquanto o Brasil ocupa o 32º lugar.

Grande parte dessa felicidade é atribuída à qualidade de vida dos cidadãos nesses países, onde os impostos são altos, mas muito bem reaproveitados na sociedade, e milhões de escandinavos desfrutam de uma rotina equilibrada entre trabalho e tempo livre.

Ficou animado com esse modo de vida? Use algumas filosofias escandinavas e mude sua percepção do que significa uma vida feliz!

Lagom

Lagom (pronúncia: “lar-gohm”) é uma grande parte da cultura sueca e significa “Nem muito, nem pouco. O suficiente”. O conceito encoraja o equilíbrio entre as diversas áreas da vida: tudo com moderação. Um conselho sábio em tempos de Marie Kondo.

Hygge

Tanto em dinamarquês como em norueguês a palavra hygge (pronúncia: “hoo-guh”) significa “ter coragem, conforto e alegria”.

Na Dinamarca, hygge também significa dar uma pausa para aproveitar o momento, como ler um livro, passear no parque, andar de bicicleta e estar inteiramente presente naquela atividade.

Sisu

Da língua finlandesa, sisu (pronúncia: “see-soo”) significa adotar uma atitude de persistência e determinação. É sobre não desistir frente aos desafios e fazer o que precisa ser feito, mesmo quando difícil.

Essas são apenas algumas palavras que mostram como o modo de pensar dos países nórdicos influencia o dia a dia daquelas nações, mas é sempre bom lembrar que a felicidade pode ser encontrada de muitas outras maneiras.

Por Amanda Dumont. Updateordie. 18.6.2019.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: