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3 mudanças simples para aumentar a felicidade no dia a dia

Getty Images / Westend 61
Já que realizar as mesmas práticas do mesmo modo leva aos mesmos resultados, é necessário fazer uma alteração para obter um impacto diferente

Melhorar o dia a dia envolve trocas para aprimorar experiências, aumentar a produção e se preparar para o sucesso e a felicidade.

Um hábito é definido como uma prática regular, especialmente aquela considerada difícil de desistir. Quais são os costumes que não lhe servem? O que você tem realizado e o que o faz se sentir cansado, irritado e negativo? É hora de identificar esses hábitos e trocá-los.

Considere que a primeira coisa que você faz ao abrir o computador pode colocá-lo no estado de espírito errado. É possível que seu café da manhã o deixe mais tenso do que focado. Mesmo a maneira como você escova os dentes pode não ser ideal. O mesmo acontece com a forma de treinar para uma maratona, se descontrair à noite ou fazer compras. Realizar as mesmas práticas do mesmo modo leva aos mesmos resultados. Se deseja um impacto diferente, faça uma alteração.

É mais eficaz substituir hábitos antigos por novos do que interromper os já praticados. É por isso que o vaping ajudou muitas pessoas a parar de fumar e por que uma mudança de cenário pode desencadear uma epifania. Faça uma lista dos costumes que o impedem de viver a melhor versão possível de sua vida.

Veja na galeria de imagens a seguir três trocas para aumentar instantaneamente sua felicidade:

1. Medo

Preocupar-se com o futuro é o oposto de contentamento e, portanto, felicidade. Ler as ações ou palavras de outra pessoa e assumir o pior é uma forma de tortura a si próprio. Pense em tudo de ruim que uma vez pensou que poderia acontecer. As chances são de que a maioria delas nunca ocorreu e as que ocorreram foram superadas heroicamente. Preocupar-se é como visualizar um futuro que você não deseja. É uma completa perda de tempo e energia.

Troque por:

Visualização negativa
Escreva uma lista das piores coisas possíveis que poderiam acontecer e depois anote como você lidaria com cada cenário. Sempre há um plano e uma maneira de solucionar qualquer problema. Apoie-se para superar tudo o que aparece à sua frente e perceba que a preocupação não torna os acontecimentos mais ou menos prováveis, portanto, não faz sentido.

Meditação
Preocupar-se significa que você está ansioso por algo que aconteceu no passado ou que pode acontecer no futuro. De qualquer maneira, sua mente não está no presente. Tente estar presente e se concentrar no que realmente está acontecendo na sala e não na sua cabeça. Ouvir meditações guiadas pode ajudá-lo a ver a diferença e permanecer no aqui e agora.

Fazer um plano de sucesso
Existem algumas coisas possíveis de controlar e outras não. Faça um plano de sucesso acompanhado de ações diárias, semanais e mensais que executará e meça o que ganha ao invés do que perde. Concentre-se firmemente no que está sob seu controle e deixe de lado todo o resto.

2. Verificar seus perfis

Sempre há algo para “verificar”: sua caixa de entrada, mídia social ou um local, o que pode resultar em um pico de dopamina que satisfaz um desejo de curto prazo. Os designers de aplicativos e sites os fazem intencionalmente para mantê-lo on-line por mais tempo. Notificações, rolagem interminável e alertas mantêm o usuário conectado em um ciclo de verificação que não é propício para a felicidade.

Troque por:

Agrupar atividades
Separe todas as ações que realiza em grandes e pequenas práticas. As menores são aquelas minúsculas que no geral não fazem diferença como verificar e-mails, mídias sociais, contas bancárias, faturas e o Google Analytics. Separe-as em ações menos frequentes e reserve um momento longo no café da manhã para fazer isso uma vez por semana, mas não mais.

Escolher algo para focar
Com o espaço que você encontrou ao agrupar pequenas práticas, escolha as grandes ações que pode realizar. Essa categoria inclui projetos que realmente fazem diferença. Programe o cronômetro de acordo com a técnica pomodoro (método de gerenciamento de tempo que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos), feche todas as abas, desative as notificações e comece. Continue até você se encontrar em um estado de fluxo.

Produzir

Transforme suas ideias e conhecimentos em artigos, blogs, livros e downloads. Em vez de consumir, verificar e rolar, tente criar e produzir. O que parece óbvio para você pode ser inovador para outra pessoa. Escreva, grave e crie a fim de inspirar, informar e educar.

3. Assistir à TV

A TV é uma enorme sugadora de tempo. Sem “mas” ou “e se”. Não é algo de boa utilidade na vida. Aqueles que estão no caminho da plenitude não passam muito tempo assistindo à TV ou até mesmo período algum. Você vê televisão em uma esteira, mas não na pista de corrida.

Troque por:

Diário
Use o tempo para avaliar o dia. Diminua a velocidade a fim de escrever de forma livre e averiguar como está se sentindo, o que está tem dado certo e o que precisa ser aprimorado. Mantenha um registro de seus pensamentos e ações e entenda a causa e o efeito de tudo que faz. É incrível como essa prática pode ser terapêutica.

Aprender um idioma
Abra novos caminhos e a se dê a chance de conhecer novas pessoas. Impulsione seu cérebro a trabalhar em algo desafiador de modo diferente do regular. Reserve um determinado horário todos os dias e participe de aulas ou aprenda por meio de um aplicativo ou livro. Faça isso com amigos antes de uma viagem que marcaram de ir juntos.

Encontrar amigos
Cultivar relacionamentos de longa distância via WhatsApp e Instagram não cria conexões significativas. Faça uma visita a alguém, marque uma refeição, convide-o a visitá-lo, ou pelo menos ligue para um amigo que não vê há algum tempo. Aprenda sobre o mundo deles enquanto expande o seu.

Forbes. 4.3.2020.

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