Ir para conteúdo

5 fatos sobre a vida e a obra de Fiódor Dostoiévski

Resultado de imagem para 5 fatos sobre a vida e a obra de Fiódor Dostoiévski

O russo é considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história. Saiba como os desafios que enfrentou se refletem em seus livros

A vida de Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski não foi fácil. Nascido em novembro de 1821 em Moscou, na Rússia, o escritor ficou órfão ainda jovem: sua mãe morreu quando ele tinha 16 anos, e seu pai quando ele completou 18.

Dostoiévski ficou conhecido por seus romances que tratam de questões existenciais, com temas que vão da culpa à humilhação. Suas obras mais conhecidas são Crime e Castigo (1866) e Os Irmãos Karamázov (1880), finalizada pouco antes de sua morte, no dia 28 de janeiro de 1881.

Conheça mais sobre a vida e trajetória do autor:

1. Engenheiro de formação
O russo cursou a Escola de Engenharia Militar em São Petersburgo e chegou a trabalhar como engenheiro em um cargo público, mas logo pediu demissão para se dedicar integralmente à escrita. Em 1844, começou a escrever seu primeiro romance, Gente Pobre, publicado dois anos depois.

2. Conspiração contra o Czar
Em 1849, Dostoiévski foi detido por participar do Círculo Petrashevski contra o regime do Czar Nicolau I, sob a acusação de ter lido em público passagens de uma carta semiaberta de Vissarion Bielínski ao escritor Nikolai Gogol, criticando-o por suas visões conservadoras.

3. Exílio na Sibéria
Por esse episódio, foi preso e condenado à morte, mas acabou tendo a pena trocada por oito anos de trabalhos forçados. Depois de cinco anos trabalhando na Sibéria, teve a pena reduzida para serviço militar por tempo indeterminado. Durante a prisão, o autor sofreu seu primeiro ataque de epilepsia, doença que o acompanhou pelo resto da vida e se tornou presente em sua obra.

4. Paixão e anistia
Na época em que servia no exército, o escritor se apaixonou por Maria Dmitrievna, sua primeira esposa. Em 1859, foi dispensado do exército para tratar da saúde.

5. A transformação
Os anos na Sibéria mudaram profundamente as ideias e o tom da obra de Dostoiévski, que passou a ter as características pelas quais o autor é conhecido até hoje. Em 1861, com a publicação do romance Humilhados e Ofendidos, o primeiro após o período nas terras geladas, o escritor começou a ficar famoso, até finalmente se consagrar com Crime e Castigo.

Galileu. 4.3.2020.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: