Notícias

Neurocientista dá três dicas eficazes para tomar boas decisões

Neurocientista dá três dicas eficazes para tomar boas decisões

Para muitos a vida não passa de uma sucessão de decisões – boas e más.

Todos os dias, desde que acordamos até ao deitar fazemos escolhas, uma após outras: desde aquilo que vestimos ao que comemos, se na rua viramos para a esquerda ou para a direita ou se falamos com alguém ou não.

Todavia, nem todas as decisões são simples, e se tivermos de fazer uma escolha importante, inúmeras vezes nem sabemos por onde começar e o processo pode se tornar algo extremamente complexo e torturante.

“Algumas decisões são pequenas, como qual roupa vestir. Mas algumas dessas escolhas podem marcar as nossas vidas por anos ou para sempre, como qual carreira seguir”, diz a neurocientista Radha Modgil em entrevista à BBC.

A especialista compartilhou com a BBC algumas dicas que irão ajudá-lo a tomar melhores decisões no dia-a-dia.

De acordo com a especialista, há três elementos básicos que devemos levar em consideração quando estamos indecisos.

1. Concentre-se somente no realmente importa

Ao eliminar pequenas escolhas, economiza o melhor das habilidades do seu cérebro para as decisões mais importantes.

Quando era presidente dos Estados Unidos, Barack Obama decidiu parar de tomar uma decisão diária: a escolha do que vestir.

“Era sempre um terno azul ou cinzento, com uma camisa branca, porque conhecia a ciência por trás das decisões e, utilizando um tipo de uniforme, economizava energia para tomar decisões realmente importantes”, diz Mogdil.

Segundo a especialista, os cientistas que estudam o cérebro apuraram que todas as decisões, grandes ou pequenas, consomem a mesma energia.

Ou seja, uma pequena escolha exige a mesma quantidade de energia que uma decisão muito importante.

2. Dê ao seu cérebro a ‘gasolina’ que necessita

O cérebro necessita de energia para pensar (aliás é o órgão do corpo humano que mais consome energia), assim como o corpo exige energia para se movimentar.

Se estamos com fome, os neurotransmissores não funcionam bem, o que afeta a comunicação entre os cerca de 86 milhões de neurônios que nosso cérebro possui.

“Isso compromete nossa capacidade de pensar e tomar decisões”, afirma Mogdil.

“Portanto, este conselho é muito simples: quando tiver de tomar uma decisão importante, verifique se não está com fome”, acrescenta.

Pesquisas mostram que beber muita água e tomar um café da manhã pobre em hidratos de carbono, mas com cereais ou aveia, pode nos ajudar a pensar com maior clareza e objetividade.

Os produtos ricos em ômega 3 também são um ótimo alimento para o cérebro – esta substância está presente no peixe (atum, salmão, sardinha, truta ou arenque), sementes de abóbora ou girassol.

3. Fale sobre suas opções com um amigo próximo

“O último conselho é abandonar a sensação de possível perda que domina a sua tomada de decisões”, refere a clínica

O economista Daniel Kahneman, prêmio Nobel de Economia em 2002, passou décadas estudando a maneira pela qual os seres humanos tomam decisões. Ele descobriu que, nos momentos em que temos de fazer uma grande escolha, sentimos muito receio sobre o que podemos perder — e esse sentimento é maior que a motivação com os ganhos com a escolha.

De acordo com a pesquisa, é por isso que temos sempre tendência para escolher a opção mais segura em vez daquela que teria o maior impacto positivo na nossa vida.

“Kahneman costumava dar uma recomendação muito interessante para superar esse medo da perda: pergunte a um amigo que seja honesto o suficiente para lhe dizer coisas que talvez não queira ouvir”, lembra Mogdil.

A médica sugere que um amigo que seja objetivo nos seus conselhos pode ajudá-lo a identificar a melhor decisão, principalmente porque não são influenciados pelo medo da perda que você pode ter.

Notícias ao Minuto. 24.2.2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.