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6 hábitos de outras culturas que você deveria passar a adotar agora mesmo

Cochilar depois do almoço e não andar de sapatos dentro de casa são alguns dos costumes que podem te ajudar a ter mais saúde e bem-estar

Cada país conta com hábitos que representam mais do que simples costumes da rotina indiviual: eles ajudam a definir a própria cultura do local. E há alguns que fazem muito sentido (cientificamente, inclusive) e que você deveria adotar:

Tirar os sapatos dentro de casa
Em países asiáticos, os sapatos ficam fora de casa — e não tirá-los é considerado ofensivo. Em alguns deles, como na China, os motivos estão relacionados à crença de que ficar sem sapatos faz bem à saúde, pois permite que pontos de pressão na reflexologia sejam estimulados. De todo modo, há motivos higiênicos para tirar os sapatos dentro de casa: 96% das solas têm traços de bactérias de fezes.

Cochilar depois do almoço
Na Espanha, muitas pessoas ainda respeitam o horário da “siesta” e algumas lojas de fato fecham entre as duas e cinco da tarde. E eles não estão errados: há estudos que mostram o benefício de tirar um cochilo de tarde: um estudo recente mostrou que cochilar de uma a duas vezes por semana pode prevenir ataque cardíaco e AVC.

Trocar o óleo por azeite de oliva
Em dietas mediterrâneas, os óleos como os de vegetais, margarina e manteiga, com muita gordura saturada ou trans, são substituídos por gorduras monoinsaturada, como azeite de oliva, abacate e oleaginosas (castanhas, amendoim). A simples substituição ajuda a aumentar a expectativa de vida, reduzir a pressão sanguínea e o risco de doenças cardiovasculares.

Comer vegetais folhosos
Na Nigéria, é comum comer plantas que no Brasil ignoramos, como a Vernonia amygdalina, da família das margaridas, usada em sopas. Os vegetais folhosos são muito nutritivos e ricos em antioxidantes, e incluí-los na dieta faz muito bem para a saúde.

Comer pequenas porções
No país dos rodízios, pode ser difícil convencer as pessoas de que comer menos é melhor. Mas uma das razões para o Japão ser um dos países mais longevos do mundo é o hábito conhecido como “hara hachi bu”, que significa comer até estar “80% satisfeito”.

Caminhar e andar de bicicleta
Nos países europeus, como França e Holanda, é muito comum se locomover a pé ou de bicicleta em vez de carro. O hábito é simples e ajuda a cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 150 minutos de atividade física semanal para adultos entre 18 e 64 anos — ou pouco mais de 20 minutos diários. Diluído assim não parece tão difícil, certo?

Revista Galileu. 8.11.2019.

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