Ir para conteúdo

Seminário Aberto de Filosofia irá debater “Foucault e a História da Sexualidade”

SEMINÁRIO ABERTO DE FILOSOFIA - PERÍODO 2019.2 - F 1

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) irá realizar, de 11 a 13 de dezembro, no Auditório do CECEN,  o Seminário Aberto de Filosofia sobre o tema “Foucault e a História da Sexualidade”.

O Seminário é uma modalidade acadêmica de encerramento das atividades do semestre do Curso de Filosofia presencial da IES, no qual os próprios alunos debatem tema partilhado por um grupo de disciplinas cursadas no período.

Neste semestre, as disciplinas envolvidas são: Metodologia do Ensino da Filosofia, Hermenêutica, Filosofia da História e Teoria do Conhecimento. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Fazem parte da coordenação do evento os professores Fabíola da Silva Caldas, Francisco Valdério, Henrique Borralho e Willian Freitas.

Confira a Programação

11.12.2019 (quarta-feira)
Mesas-redondas
Horário: 07h30min-09h10minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 1: História da Sexualidade 1 – A vontade de saber: a formação da sexualidade em discurso ou da hipótese repressiva à scientia sexualis.Expositores: Sílvia Oliveira, Elenildes Santos e João Rodrigues.Debatedores: Cleone de Sousa e Jucerlan Nunes.Mediadora: Ana Ruth Padilha.
Horário: 09h10min – 10h40 minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 2: História da Sexualidade 1 – Relações de poder: entre os dispositivos de aliança e os dispositivos de sexualidade.Expositores: João Rodrigues e Ivo Reis.Debatedores: Sílvia Oliveira e Ana Ruth Padilha.Mediador: Jucerlan Nunes.
Palestra
Horário: 11:00hsLocal: Auditório CECEN/UEMA“O dispositivo médico da pedofilia”Palestrante: Prof. Dr. Jackson Ronie (UEMA)Mediador: Prof. Me. André Lisboa (UEMA)
12.12.2019 (quinta-feira)
Mesas-redondas
Horário: 7h30min – 09h10minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 3: História da Sexualidade 2 – O uso dos prazeres: o homem de desejo como objeto de preocupação moral.Expositores: Maria Daniela, Luís Henrique e Venâncio Costa.Debatedores: João Victor, Regina Reis e Paulo Ricardo.Mediadora: Elenildes Santos 
Horário: 9h10min – 10h40minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 4:  História da Sexualidade 2 – Como se constituiu o sujeito da sexualidade através do discurso?Expositores: Regina Reis e João Rodrigues.Debatedores: Ivo Reis e Luís Henrique.Mediadora: Cleone de Sousa 
Palestra
Horário: 11:00hsLocal: Auditório CECEN/UEMA“O modelo agonístico da relação poder/saber em Michel Foucault.”Palestrante: Prof. Dr. Domingos Mendes Júnior (UFMA)Mediadora: Prof.ª Me. Fabíola da Silva Caldas (UEMA)
13.12.2019 (sexta-feira)
Mesas-redondas
Horário: 07h 30min – 09h10minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 5:  História da Sexualidade 3 – O cuidado de si: a sexualidade como dispositivo de subjetivação.Expositores: Ivo Reis, Felipe Roberto e Leandro Veloso.Debatedores: Geordana Feitosa e Ana Ruth Padilha.Mediadora: Elenildes Santos.
Horário: 09h10min – 10h40minLocal: Auditório CECEN/UEMAMesa 6:  História da Sexualidade – A relação do ser consigo: ascetismo e desejo no homem.Expositores: João Rodrigues e Ivo Reis.Debatedores: Sílvia Oliveira e Regina Reis.Mediador: Luís Henrique
Encerramento
Horário: 11:00hsLocal: Auditório CECEN/UEMAProgramação Cultural

Por Débora Souza. Universidade Estadual do Maranhão. 5.12.2019.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: