Notícias

6 motivos pelos quais as pessoas mentem

Resultado de imagem para 6 motivos pelos quais as pessoas mentem

Dificilmente encontraremos alguém que nunca tenha contado alguma mentira. Mesmo nós, em algum momento, nos vimos “obrigados” a fugir à verdade. Sim, as mentiras inofensivas também contam (e isto inclui, claro, as desculpas que já demos a alguém para não sairmos de casa). Mas porque é que as pessoas mentem?

A Health falou um especialista e reuniu 6 motivos pelos quais mentimos – quer todos os dias, quer esporadicamente. No fundo, tudo se resume, de acordo com Robert Feldman, professor de psicologia, ao facto de esta ser uma “tática social bastante eficaz. As pessoas não esperam que lhes mintam, mas sim ouvir a verdade dos outros. E isto permite aos mentirosos não serem apanhados“.

Fique com as 6 conclusivas razões para a mentira, de acordo com o especialista.

Para agradar alguém ou evitar momentos constrangedores

Quer seja por não querermos magoar uma amiga chegada – que nos pediu uma opinão sincera -, quer seja para evitar um momento constrangedor com alguém que acabou de conhecer, a mentira pode ser um “escape”.

Para influenciar outras pessoas

As pessoas mentem para conseguir que os outros façam o que elas querem“, afirma o professor. Esta é uma tática bastante usada em vendas, quando queremos que alguém compre o nosso produto ou serviço – podemos criar uma história falsa, de modo a persuadir alguém.

Para evitar um desfecho negativo

Aqui, Feldman dá o exemplo de uma criança que partiu um copo. Quando questionada pelos pais, provavelmente, irá dizer que não foi ela – tudo, para evitar alguma consequência negativa. “À medida que envelhecemos, aprendemos a mentir melhor“, afirma. No fundo, este é um motivo de proteção – mentimos para evitar que algo mau nos aconteça (ou a alguém de quem gostamos).

Para conseguir um desfecho positivo

À semelhança do ponto anterior, este também tem a ver com o resultado final. Mas em vez de mentirmos para evitar algo mau, podemos fazê-lo para conseguir algo positivo. No mundo profissional, esta é uma tática comum. Podemos, por exemplo, exagerar as nossas competências numa entrevista de emprego, para conseguirmos ficar com o cargo.

Para parecermos mais “impressionantes”

As pessoas querem que os outros gostem delas, que as admirem, que fiquem impressionados com elas. Em alguns casos, até podem querer intimidar outros“, refere o especialista. E este é outro motivo para a mentira – para criar uma “dupla face” mais interessante que a verdadeira.

Para manter uma mentira anterior

Ora, este tópico é esclarecedor por si só. Se mentimos anteriormente, podemos voltar a fazê-lo, de modo a não sermos apanhados na primeira mentira, que é, normalmente, algo inofensivo. O especialista conclui: as mentiras têm o famoso efeito “bola de neve“.

Sapo. 24.9.2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.