Ir para conteúdo

Pulseira que dá choque quando você come demais promete acabar com maus hábitos

Pulseira que dá choque quando você come demais promete acabar com maus
Pulseira batizada de Pavlok pode ser usada também para acabar com vícios, seja fumar ou gastar dinheiro com bobagens.

Um novo dispositivo tem chamado atenção nos Estados Unidos ao prometer acabar com maus hábitos, principalmente relacionados à alimentação, como sair da dieta e comer doces ou fast food. A grande novidade é a utilização de um método bem peculiar: dar choques em quem sair da linha. 

O Pavlok é uma pulseira que dá choque toda vez que você faz algo que não deveria e está disponível na Amazon por US$ 189 (cerca de R$ 700).

A pulseira inteligente dá recompensas todas as vezes que você segue bons hábitos, como se exercitar ― e também punições para encorajar a atingir suas metas, sejam elas emagrecimento, parar de fumar, deixar de gastar dinheiro com bobagens ou cortar algum doce ou comida específica. 

A ideia por trás do dispositivo é a teoria de condicionamento clássico, do físico russo Pavlov, que cria uma associação negativa para uma ação específica. Então, toda vez que você comer algum doce, por exemplo, você aciona o bracelete e ele vai descarregar um desconfortável choque no pulso, associando este hábito a algo negativo. 

O choque elétrico pode ser entre 50 volts, uma forte vibração, até 450 volts, um incômodo e doloroso choque. A pulseira é controlada através de um aplicativo, no qual você deve inserir informações pessoais e o hábito que quer quebrar. 

A pulseira tem um giroscópio e um acelerômetro que consegue rastrear os movimentos com a mão e, ao notar movimentos “suspeitos”, como comer fora de hora ou fumar, ela emite sons, vibra ou dá choque, conforme determinado pelo próprio usuário. 

O usuário também pode, ele mesmo, apertar o botão na pulseira e levar o choque toda vez que fizer algo que deseja abandonar. Segundo a empresa, as primeiras mudanças acontecem depois de 2 ou 3 dias de uso. 

Funciona?

Um dos maiores objetivos de quem busca o dispositivo é mudar hábitos alimentares, como comer menos doces, pular sobremesa ou parar de comer “lanchinhos” durante o dia. Mas será que realmente dá certo?

Não há um consenso. Entre as muitas resenhas, testes, vídeos e avaliações na internet, usuários ou amaram ou odiaram o dispositivo. Alguns realmente associaram o hábito com algo negativo e deixaram de fumar, por exemplo. Outros relataram que o choque dói demais e apontaram que o dispositivo é pouco efetivo porque exige que o usuário acione o botão que dá o choque, então ele simplesmente deixa de fazê-lo. 

“Ou as pessoas o amam ou o odeiam”, confessou o criador da pulseira, Maneesh Sethi. “Mas ela não foi criada para ser dolorosa. É uma dor instantânea, uma sensação surpresa, um choque que te faz acordar dos hábitos automáticos.”

Huffpost. 20.6.2019.

Factótum Cultural Ver tudo

Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: