Notícias

De onde surgiu isso de direita e esquerda em política?

Nos dias de hoje parece um abismo entre as pessoas, mas já foi apenas um corredor

Pra que lado você vai?
Getty Images

Se ainda hoje direita e esquerda políticas dividem as pessoas e acabam com amizades, a coisa não foi muito melhor em seu começo. 

Os termos datam da Revolução Francesa. O movimento começou com a convocação da Assembleia dos Estados Gerais, em 5 de maio de 1789. A reunião serviria para discutir sobre a crise econômica do reino, mas acabou levando a uma série de eventos em cascata, que acabariam com a dissolução da monarquia e a execução do rei Luís 16, em 1793. 

Os Estados Gerais eram as classes sociais reconhecidas: o primeiro estado (clero), segundo estado (nobreza) e terceiro estado (todo o resto da população, representados principalmente pela burguesia). Havia o dobro de representantes para o terceiro estado, mas eles contavam um voto só – isso levou-os a fazer uma reunião paralela, a Assembleia Nacional, que se transformou em Assembleia Nacional Constituinte em 9 de julho. Clérigos e nobres aceitaram o convite para participar da Assembleia Nacional. Mas, como não gostavam do clima exaltado dos revolucionários, passaram a se sentar separados, na ala direita.

Em 1794, a tradição foi abolida, mas voltou em 1814, com a restauração da monarquia após a derrota de Napoleão. Desde então, esquerda passou a ser quem clama por mudanças, direita quem defende o status quo. 

Na vida real, é um pouco mais complexo que isso. Na época da Revolução, o liberalismo era considerado de esquerda, mas a crítica aos ideais liberais, feita por Karl Marx e outros socialistas a partir do século 19, jogou-o para a “direita” – exceto nos Estados Unidos, onde liberal quer dizer esquerdista. Pior: muita gente tem uma opinião “de esquerda” em alguns assuntos, e “de direita” em outros. Nada impede alguém de defender o livre mercado e a legalização do aborto ao mesmo tempo, por exemplo. Por isso, há quem prefira usar um plano cartesiano em vez da mera linha esquerda-direita, com um eixo da economia e outro das tradições e autoridade. 

Você não tem certeza do que você é? Faça o teste do Political Compass ou do Nolan Chart (ambos em inglês).

Aventuras na História. Fábio Marton. 15.4.2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.