Ir para conteúdo

Nosso Time


DIRETOR GERAL E EDITOR CHEFE


Neemias Moretti Prudente

Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal e Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto Paranaense de Ensino. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Câmpus Maringá. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Professor Universitário (graduação e pós-graduação). Palestrante em Congressos e Universidades em todo o país. Autor de diversos artigos em revistas e jornais especializados. É organizador, autor e coautor de diversos livros relacionados às ciências criminais. Criminalista e Criminólogo. Além disso, ufólogo, cosmopolita, corredor, cervejeiro e amante voraz de livros e filmes. Escrevendo para não enlouquecer enquanto espera a invasão alienígena ou algum meteoro en passant. Editor do Factótum Cultural. Sapere Aude!


COLUNISTAS


Bárbara Silvestre

Bacharela em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo. Mestranda em Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (estudando a ontologia do amor na cosmologia de C.S. Peirce e Dante Alighieri). Tem interesse nas áreas de História da Filosofia, Metafísica, Filosofia Contemporânea e Filosofia Medieval. Leitora assídua, apaixonada pela boa e clássica literatura de qualidade. Enquanto escritora busca suscitar, no leitor, a semente do característico enobrecedor conhecimento da Filosofia e sua possível relação com o cotidiano. Colunista do Diário de São Paulo, Notícias da Ilha e do Factótum Cultural.


Charles Santiago

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduado em Sociologia. Especialista em Educação, Cultura e Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná. Realiza doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Paraná. É professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná. Coordenador do Colegiado de Filosofia. Coordenador do Laboratório Gilberto Freyre. Professor do Programa de Mestrado Profissional. Presidente da Comissão de estudo e implantação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Paraná. Colunista do Factótum Cultural. Autor do livro – Filosofia de Boteco: no reverso das ilusões (Editora CRV, 2019).


Eliane Camargo

Graduada em  Filosofia e Sociologia. Especialista em Metodologia do Ensino. Mestranda em Filosofia. Com interesse em dança, poesia, literatura e política. Colunista do Factótum Cultural.


Eloisa Maria Buzuti Marcolino

Psicóloga graduada  pelo Centro Universitário Uningá. Gestalt-terapeuta em formação pela Escola Paranaense de Gestalt-terapia. Atua como psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos. Colunista do Factótum Cultural.


Gisele de Souza Gonçalves

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em “Sociedade, Cultura e Fronteiras” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; Mestra em “Sociedade, Cultura e Fronteiras” (2015) pelo mesmo programa. Possui especialização em “Linguagem, Cultura e Ensino” (2008) e é graduada em Letras Português e Espanhol (2005). Professora com experiência da Educação Infantil ao Ensino Médio, também ministrou oficinas para docentes. Entre seus trabalhos, sempre se encanta com a curiosidade das crianças e com a determinação de professoras e professores. Vive a maternidade há quase cinco anos, a cada dia como uma eterna aprendiz. Colunista do Factótum Cultural.


Illyana Magalhães

Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Presidente Castelo Branco. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Pós-Graduanda em Direito do Trabalho, Processual Trabalhista e Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá. Advogada atuante. Escreve para Jornais e Sites Jurídicos periodicamente. Anseia o saber, considera-se amante de livros e busca, através da escrita, salvar-se das loucuras mundanas e conduzir o leitor (se possível) aos nobres caminhos da sabedoria, reflexão e autoconhecimento. Colunista do Factótum Cultural.


Karine Bueno Costa

Professora de produção textual no Colégio São José-PU. Graduada em Letras: Português/Espanhol. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Colunista do Factótum Cultural.


Marcela Wengerkiewicz

Graduada em Letras português/inglês pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Servidora do Ministério Público do Estado do Paraná. Contista do Factótum Cultural.


Marcus Vinicius

Graduado em Enfermagem. Especialista em Comunicação em Saúde/Saúde Pública/Formação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde. Mestre em Saúde Coletiva. Colunista do Factótum Cultural.


Maristela Cotrim Wengerkiewicz

Graduada em Letras português/inglês pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Pós-graduada em Análise e Interpretação do Discurso. Professora de Língua Portuguesa no Colégio São José – Porto União. Contista do Factótum Cultural.


Naiara Krachenski

Doutora em História. Professora do colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (campus União da Vitória). Administradora do canal Debate-40 no youtube. Colunista do Factótum Cultural.


Pâmela Bueno Costa

Professora de filosofia na rede estadual e particular de ensino – SC. Graduada em Filosofia. Pós-graduada em Ensino da Filosofia. Mestre em Ensino da Filosofia PROF-FILO. Cursando terceiro ano de Letras: Português/Espanhol (UNESPAR). Ilustradora amadora e aprendiz de aquarela. Colunista do Factótum Cultural.


Paulo Cesar Jakimiu Sabino

Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela UFOP e doutorando em Filosofia na UFPR. Entusiasta de literatura russa. Colunista do Factótum Cultural.


* Os Colunistas do Factótum Cultural tem como principal atribuição discutir periodicamente a linha editorial – Ciências Humanas e Sociais. Todo membro é voluntário e de reconhecida atuação junto ao portal.


Os artigos publicados, por colunistas e articulistas, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Factótum Cultural.


%d blogueiros gostam disto: