Escrever Para Não Enlouquecer – Por Neemias

Existe uma pergunta que a humanidade costuma fazer quando pensa em vida extraterrestre:
“Será que eles existem?”
Talvez devêssemos começar a fazer outra.
“E se eles existirem e um dia encontrarmos um deles?”
A primeira pergunta pertence à astronomia, à astrobiologia e à especulação. A segunda é também uma pergunta antropológica.
Porque, se um dia encontrarmos uma civilização extraterrestre, não estaremos apenas diante de uma descoberta científica. Estaremos diante de um problema radicalmente novo para a humanidade: como compreender o outro quando o outro não é humano?
Até hoje, a Antropologia estudou a extraordinária diversidade existente dentro da própria espécie humana. Povos diferentes, línguas diferentes, religiões diferentes, sistemas de parentesco, formas de organização política, maneiras de compreender a morte, o corpo, a natureza, a moral e o mundo.
Aprendemos, com algum esforço, que aquilo que consideramos “normal” é muitas vezes apenas aquilo a que estamos acostumados.
Mas imagine encontrar uma inteligência cuja história não seja a nossa.
Uma civilização que tenha evoluído em outro planeta. Ou, em hipóteses muito mais especulativas, uma forma de inteligência cuja existência esteja relacionada a dimensões da realidade que ainda não compreendemos.
Nesse momento, a humanidade encontraria o seu Outro absoluto.
O primeiro problema: não sabemos sequer o que procurar
Quando procuramos vida extraterrestre, tendemos a procurar sinais que façam sentido para nós.
Rádio.
Tecnologia.
Moléculas orgânicas.
Água.
Atmosferas semelhantes à terrestre.
Mas existe uma possibilidade desconcertante: talvez uma civilização alienígena não organize sua existência segundo categorias humanas.
Talvez não tenha uma linguagem semelhante à nossa.
Talvez não possua indivíduos.
Talvez sua consciência seja coletiva.
Talvez sua comunicação não dependa de sons.
Talvez sua percepção do tempo seja completamente diferente.
Talvez não tenha algo que possamos chamar de religião, família, propriedade, Estado ou mesmo “pessoa”.
Como reconheceríamos uma cultura se nem sequer sabemos quais características definem uma cultura?
Essa talvez seja a primeira grande lição da antropologia extraterrestre:
o desconhecido não é necessariamente aquilo que ainda não conseguimos explicar. Pode ser aquilo para o qual ainda não possuímos categorias.
O perigo do etnocentrismo cósmico
A Antropologia desenvolveu um conceito fundamental: etnocentrismo.
É a tendência de interpretar outras culturas a partir dos valores e categorias da nossa própria cultura.
O problema é que poderíamos levar isso para uma escala cósmica.
Poderíamos chamar de humanocentrismo cósmico a tendência de interpretar qualquer inteligência extraterrestre segundo aquilo que entendemos como inteligência, sociedade, moralidade e consciência.
Imagine encontrarmos uma espécie que não tenha religião.
Poderíamos concluir:
“Eles não acreditam em nada.”
Mas e se eles possuírem uma relação com a existência tão diferente da nossa que a palavra “religião” simplesmente não sirva?
Imagine que não possuam propriedade privada.
Diríamos:
“Eles não desenvolveram nossa forma de organização econômica.”
Mas talvez eles tenham desenvolvido algo muito mais complexo que sequer conseguimos nomear.
Imagine que não tenham indivíduos permanentes, mas uma consciência distribuída entre milhares de organismos.
O que significaria, para eles, “eu”?
E, se não existe um “eu” semelhante ao nosso, o que significaria crime, culpa, responsabilidade ou punição?
A questão deixa de ser apenas científica.
Torna-se filosófica, jurídica e antropológica.
E se eles nos estudarem?
Existe outra possibilidade que raramente consideramos.
Talvez, no momento do primeiro contato, não sejamos apenas os pesquisadores.
Nós também seremos pesquisados.
Imagine uma civilização extraterrestre analisando a humanidade.
Talvez eles descubram que construímos grandes cidades, enviamos sondas para outros planetas e conseguimos manipular partículas subatômicas.
Mas também descobrirão guerras, genocídios, desigualdade, destruição ambiental e uma espécie curiosa de macacos tecnológicos que passa boa parte do dia discutindo na internet sobre Lula e Bolsonaro.
Talvez o relatório antropológico deles sobre nós seja bastante interessante.
Talvez até constrangedor.
E isso nos coloca diante de uma pergunta poderosa:
quem somos nós quando deixamos de ser o observador e passamos a ser o observado?
O primeiro contato seria também um problema jurídico
Suponhamos que a inteligência encontrada seja comprovadamente consciente.
Ela possui linguagem.
Possui memória.
Possui cultura.
Possui capacidade de tomar decisões.
Possui uma sociedade.
E chega até nós.
A primeira pergunta jurídica poderia ser:
o que é esse ser perante o Direito?
É uma pessoa?
Um sujeito de direitos?
Um estrangeiro?
Uma espécie protegida?
Uma entidade soberana?
Uma civilização?
Se forem milhões ou bilhões de indivíduos, teremos relações diplomáticas?
Tratados?
Direitos fundamentais?
Direito de propriedade?
Responsabilidade civil?
Responsabilidade penal?
E se a concepção de indivíduo deles for completamente diferente da nossa?
Talvez seja necessário pensar, pela primeira vez, em algo que poderíamos chamar provisoriamente de Direito Intercivilizacional.
Não seria mais apenas o direito entre Estados humanos.
Seria o direito entre formas diferentes de civilização.
Mas antes de perguntar o que fazer com eles, deveríamos perguntar quem somos nós
O contato com uma civilização extraterrestre poderia produzir uma espécie de terremoto intelectual.
Durante milhares de anos, a humanidade construiu suas ideias sobre si mesma considerando-se, consciente ou inconscientemente, o centro do palco.
Copérnico retirou a Terra do centro do Universo.
Darwin retirou o ser humano de uma posição especial na história da vida.
A antropologia mostrou que nossa maneira de viver não é a única possível.
A astronomia moderna revelou um Universo muito maior do que nossos antepassados poderiam imaginar.
Talvez um verdadeiro contato com outra inteligência produzisse mais uma descentralização.
Descobriríamos que não somos apenas uma espécie entre muitas.
Seríamos uma inteligência entre outras.
E talvez essa seja uma das experiências mais transformadoras que uma civilização poderia viver.
Precisamos estar preparados
Isso não significa acreditar que extraterrestres chegarão amanhã.
Não sabemos se existe uma civilização tecnológica próxima de nós.
Não sabemos se algum contato ocorrerá.
Não sabemos sequer se outras inteligências capazes de comunicação existem.
Mas existe uma razão para pensar sobre isso.
Pensar antes de encontrar é melhor do que improvisar depois de encontrar.
A humanidade já passou por encontros entre culturas terrestres e muitas vezes respondeu ao desconhecido com medo, violência, exploração e tentativa de assimilação.
Talvez o maior aprendizado antropológico seja justamente esse.
Quando encontramos alguém diferente, nossa primeira reação não deveria ser perguntar:
“Como faço para torná-lo parecido comigo?”
Talvez devêssemos perguntar:
“Como posso compreender o mundo a partir do qual ele existe?”
Se um dia baterem à nossa porta, seria bom estarmos preparados.
Não necessariamente com armas.
Nem com discursos.
Mas com algo muito mais difícil:
curiosidade, prudência e humildade.
Porque talvez o primeiro contato não seja apenas a descoberta de outra civilização.
Talvez seja o momento em que a humanidade finalmente descubra, de maneira definitiva, que não é a única forma possível de ser inteligente.
E, se isso acontecer, pelo menos poderemos dizer:
nós avisamos.
E quando esse contato acontecer, que ele nos desperte para algo que já deveríamos ter compreendido: apesar de nossas diferenças, somos todos parte de uma mesma humanidade. Que a descoberta de outros mundos nos ensine a cuidar melhor do nosso e que, diante da imensidão do Universo, finalmente reconheçamos uns aos outros como irmãos. Talvez o encontro com outra civilização seja a oportunidade de descobrirmos que a verdadeira evolução começa quando deixamos de nos dividir e aprendemos a caminhar juntos.
Quando a academia ri do desconhecido
Talvez precisemos preparar não apenas a humanidade para um possível contato extraterrestre, mas também a academia para pensar além das próprias fronteiras. Quando mencionei essa possibilidade em uma aula de Etnopsicanálise na UEM, a ideia provocou risos, desconversa, e acabou virando motivo de piada. O episódio ilustra como perguntas que escapam ao pensamento convencional podem ser descartadas antes mesmo de examinadas. Afinal, se o conhecimento exige questionar o que sabemos, por que não questionar também os limites daquilo que nos permitimos pensar? Não precisamos acreditar em todas as possibilidades, mas deveríamos ter liberdade para investigá-las.
📖 E não deixe de ler nosso conteúdo anterior:

⚡ Neemias Moretti Prudente, escritor e antropólogo cósmico.





Deixe um comentário