Economista ressalta importância de serviços integrados nas empresas em prol da saúde mental 

Em 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, tema que vem chamando bastante atenção dos especialistas globais em função de um sério problema: 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental, como ansiedade e depressão, principais responsáveis pela ausência dos colaboradores nas atividades profissionais. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ansiedade lidera com 51%, seguida pela depressão (17%), estresse (16%) e síndrome de Burnout (14%). Em 2023, segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no País, 38% a mais do que em 2022, quando foram registrados 209.124. Em 2021, foram 200.244. Esses números contemplam os benefícios por incapacidade temporária e incapacidade permanente.

Outro levantamento recente apontado no novo relatório “People at Work”, mostra que 67% dos trabalhadores no Brasil dizem que seu trabalho é influenciado pelo estresse e 31% pela saúde mental.

Além disso, 57% dos entrevistados acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre questões de saúde mental sem julgamento. Este dado revela uma lacuna significativa na gestão corporativa, que pode impactar diretamente a produtividade e o os resultados das empresas.

Matéria Completa Bnews. Por Verônica Macedo. 5.10.2024.

Tendência