Ir para conteúdo

Cabana Serra do Cristal: Hostel & Camping

Conheça a Cabana Serra do Cristal (Hostel & Camping), em Paiçandu – PR, e descubra um abrigo em meio a natureza.

Explore Paiçandu – PR 

O município de Paiçandu está localizado na região noroeste do estado do Paraná, na rodovia PR-323 no eixo Maringá a Cianorte. O município possui cerca de 39 mil habitantes, com uma área territorial de aproximadamente 171 mil km², incluindo o Distrito de Água Boa.

O termo Paiçandu tem origem tupi-guarani, ‘’I-páu-zan-du’’ Ilha do Padre ou Ilha do Pai. ‘’Payssandu’’ é topônimo de cidade uruguaia, sendo o nome de uma fortaleza, onde se travou importante batalha na Guerra do Paraguai, deu-se assim a denominação ao município.

Entre os anos de 1938 e 1940, a área de terra onde achava plantado o Município de Paiçandu era um sertão inóspito habitado por índios e caboclos, pois havia um pequeno cemitério que era o ponto de referência na densa mata virgem, onde eram enterrados os que morriam naquela época.

No período de 1942 a 1944, começaram a surgir os primeiros desbravadores de Minas Gerais e de São Paulo, atraídos pela fertilidade das terras, próprias para o cultivo de café, que na época do desbravamento se constituíam na maior fonte de riqueza da região. Enfrentando toda espécie de dificuldades, adentravam ao sertão através de “picadas”, construíam seus pequenos ranchos e formavam suas lavouras.

Os trilhos de aço da ferrovia, que alicerçou o povoado, chegaram a Apucarana em 1943, a Maringá em 1954 e somente em 1973 atingiu Cianorte. Como Paiçandu estrategicamente era passagem da estrada de ferro, o povoado se fortaleceu, começando a surgir as primeiras casas comerciais nas proximidades da futura estação ferroviária.

Por volta de 1948, teve início na região a obra colonizadora da empresa Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, e a formação das glebas de Paiçandu, Colombo, Bandeirantes, Chapecó e outras. A perspectiva de progresso atraia moradores dos mais diferentes pontos do País. Criado através da Lei Estadual n° 4.245, de 25 de julho de 1960, foi instalado em 19 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Maringá.

A instalação oficial deu-se no dia 19 de novembro de 1961, sendo que nesta data foi empossado o senhor Laurindo Palma, como o primeiro prefeito municipal. Já o Distrito de Água Boa, pertencente a Paiçandu, foi criado em 21 de junho de 1965.

Atualmente, o Município de Paiçandu se tornou um roteiro turístico, notadamente Turismo Rural. 

O Turismo Rural de Paiçandu possui restaurantes rurais, piscinas de água mineral, pousadas, camping, pesqueiros e trilhas na mata. O trecho, chamado de Caminhos da Água Boa – localizado a 14 km de Paiçandu, no distrito de Água Boa – conta também com a agroindústria familiar que oferece os mais variados tipos de alimentos produzidos pelos moradores do distrito.

O vanádio possui propriedades medicinais, reconhecidas por seus efeitos benéficos, que vão desde, auxiliar na prevenção de anemias, controle do colesterol até fortalecer ossos e dentes. Há estudos que apontam como antioxidante que inibe radicais livres, acelera cicatrizações e combate diabete. 

Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo promove todos os anos a “Caminhada na Natureza” realizada no mês de junho e percorre empreendimentos do turismo rural, na Serrinha de Água Boa, com a intenção de divulgar os serviços turísticos e promovendo a interação entre comunidade e visitantes.

Todas essas ações são feitas com o objetivo de beneficiar os empreendedores rurais do município de Paiçandu e Água Boa, e contribuir com o turismo rural no seu desenvolvimento.

E falar em turismo rural, é falar  na Cabana Serra do Cristal, Hostel e Camping (Projeto Viver Simples).

Visite a Cabana Serra do Cristal

Situada em Paiçandu, no distrito de Água Boa, a Cabana Serra do Cristal é um lugar bastante agradável, em especial para quem busca um refúgio próximo à natureza e se sentir em paz. 

A Cabana iniciou suas atividades em 2016, com o Sr. Venâncio, época que adquiriu a propriedade.

Posteriormente, montou-se o Hostel e Camping (2019), que com o número crescente de visitantes, passou a integrar o Roteiro de Turismo Rural de Paiçandu. 

Dirigida pelo anfitrião Venâncio, o local conta atualmente com as seguintes opções de hospedagem: Camping (área privativa), Suíte na cabana (até 3 pessoas), Quarto simples coletivo (3 pessoas), Quarto simples com cama de casal (2 pessoas), Cabana inteira (8 pessoas) e Day Use.

Além disso, o visitante encontra no local piscina natural com borda infinita (água mineral com vanádio), cozinha compartilhada, água mineral, banheiros com água quente e fria, local para fogueira e churrasqueira a uso livre. 

É possível também fazer trilhas pela área de mata recuperada com vistas a lagos e nascentes; e caminhada com vistas à comunidade EcoVila Serra da Água. Ainda, na propriedade encontram-se também animais e aves exóticas, bem como lagos para pesca.

Embora não haja serviço de restaurante, é possível adquirir marmitinhas e outros produtos alimentícios saudáveis. Os produtos são cultivados e produzidos no local e/ou por parceiros da EcoVila Serra da Água Boa. 

Ainda, a Cabana é um local perfeito para esperar uma invasão alienígena ou algum meteoro en passant

Enfim, um ambiente acolhedor, organizado, limpo, onde os visitantes se sentem em casa, e podem apreciar a natureza e muito mais. Viva essa experiência!

O horário de funcionamento é de quarta à domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. 

Para visitar e/ou conhecer a Cabana, é necessário agendamento prévio.

Escolha seu dia, consulte a disponibilidade e faça sua reserva!

Onde fica

A Cabana Serra do Cristal está localizada na Estrada Calixto Lote 45 REM, Serra da Água Boa, em Paiçandu – PR. 

Fácil acesso por estrada encascalhada, a 12 km da cidade para quem vêm de Paiçandu; e a 7k para quem vem pelo distrito de Água Boa. 

É só colocar no Google Maps: Cabana Serra do Cristal 

Para ter acesso a fotos e saber ainda mais sobre a Cabana, mais informações podem ser obtidas pelo Site, Instagram, Facebook ou ainda pelo telefone (WhatsApp): (44) 99116-6750.

Caso deseje solicitar cotação e efetuar sua reserva, clique aqui

Galeria de Fotos e Vídeos

Chihuahua latindo
Em busca dos aliens
Copo stanley

Cervejaria Capitão Pugg

Em busca de cervejas artesanais produzidas na região, inclusive para adquirir e degustar na Cabana, visitei a Cervejaria Capitão Pugg, localizada na cidade de Paiçandu.  

Além de ser bem recebido pelos proprietários, fiz um tour guiado pela cervejaria e degustei de três estilos de chopp artesanal. Inclusive, o João Pedro, um dos proprietários, me fez companhia na prosa e no suco. 

No local também é possível encontrar chopps e cervejas comerciais. 

Após um bom papo e alguns copos, adquiri cinco Growlers (Red Ale e Rye Ipa) e segui viagem. Não deu para quem quis, de tão bom que são os chopps. 

Onde fica: A Cervejaria Capitão Pugg (ou Two Brothers Disk Chopp) encontra-se localizada na Rua Alberto Santos Dumont, n.º 1140, em Paiçandu, PR. 

Telefone para contato: (44) 99940-1264 ou (44) 99966-7438.
Para saber mais: facebook ou instagram.

Galeria de Fotos e Vídeos

Aguarde o próximo destino do Supertramp Adventures.

Viemos em pás. Até a próxima zumanos!

Os conteúdo publicado, por colunistas e articulistas, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Factótum Cultural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: