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Ansiedade: 4 recomendações para combater o transtorno

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Meditação e atividade física são algumas das recomendações para aliviar a ansiedade (Foto: Produção Fernanda Didini | Fotografia Tomás Arthuzzi)

Confira o que os especialistas aconselham para aplacar as crises de ansiedade

1. Meditação ou mindfulness
Não importa o nome da técnica, desde que foque a atenção em estímulos simples como controlar a respiração, fazer um autocheckup do corpo ou atentar para sons ao redor. Tudo isso contribui para afastar pensamentos ansiogênicos. 

2. Aceitação
Nos últimos anos, as abordagens no tratamento dos transtornos concentram-se também em aceitar os sintomas e não sofrer por estar sofrendo. Apesar de o estigma com a saúde mental estar diminuindo na sociedade, ele ainda atrapalha na aceitação da condição e compromete a recuperação dos pacientes.

3. Acompanhamento psicológico
Das terapias que os especialistas costumam indicar para quem sofre de ansiedade, a cognitiva comportamental é a mais frequentemente recomendada, pois é centrada em interromper comportamentos ansiosos, o que gera mais resultado.

4. Atividade física
Praticar esportes ou exercícios físicos estimula a liberação de substâncias que ajudam na regulação do organismo e causam sensação de relaxamento. Por isso, os médicos recomendam os exercícios como forma de fazer o próprio corpo produzir o “remédio” de que precisamos para sentir prazer.

Revista Galileu. 17.12.2019.

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