Notícias

Correr faz as pessoas mais felizes, diz pesquisa

corrida

Levantamento revela que 92% dos entrevistados se sentem bem depois de correr e 90% dizem aliviar o estresse

Quem corre atrás da felicidade, alcança. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) comprovou que, de fato, pessoas que correm com regularidade se sentem mais alegres e menos estressadas. Para 81% dos participantes do estudo, a corrida traz, de fato, felicidade.

— O corredor é uma pessoa feliz — afirma o coordenador do estudo, Ary Rocco, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que realizou a pesquisa com 1.154 usuários do Strava, a principal rede social de praticantes de corrida e ciclismo do mundo, que mede e compartilha dados de desempenho.

A felicidade chega, mas o caminho exige dedicação. Rocco explica que os corredores felizes em questão são o que os pesquisadores chamam de hard users, pessoas que praticam a atividade física mais de quatro vezes por semana e fazem da corrida parte integral de suas vidas.

Segundo o estudo, 92% dos corredores afirmaram se sentir bem depois de correr e 90% disseram que aliviam o estresse dessa forma. Para 87%, correr reduz  ansiedade. A autoconfiança melhora para 80%.

A neurociência explica que a corrida, por ser uma atividade intensa e de longa duração, traz bem-estar e relaxamento porque promove a liberação de uma série de substâncias que estimulam o sistema nervoso. A mais conhecida é a endorfina. Mas os endocanabinoides, compostos análogos ao princípio ativo da maconha produzidos pelo próprio corpo humano, também desempenham papel importante.

Queríamos comprovar com dados numéricos que a felicidade da corrida é real. O estudo da USP mostrou isso, mas o percentual foi tão elevado, que nos surpreendeu — diz Guilherme Guimarães, diretor do Strava no Brasil, onde o app tem 5 milhões de usuários.

Rocco observa que seu grupo procurava entender o que leva as pessoas não apenas a correr, mas a se dedicar à atividade.

— Claro que as pessoas buscam na corrida benefícios para a saúde, 94% dos participantes concordam com isso. Mas vimos que não é só a saúde física. A felicidade é um componente fundamental na motivação para correr. A pessoa calça um tênis e sai correndo para ser feliz — salienta Rocco.

Agência O Globo. Agência IBahia. 28.3.2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.