
Palavra de origem inglesa faz parte do vocabulário de redes sociais e apps de relacionamento; entenda o significado do termo e saiba se você já levou ou fez ghosting
Ghosting é um termo inglês derivado da palavra “ghost”, que significa “fantasma” em português. A expressão é usada quando você está se relacionando com uma pessoa e ela desaparece de repente, como um fantasma. O match ou parceiro passa a ignorar suas mensagens e ligações, e pode até mesmo te dar unfollow nas redes sociais. Ou seja, levar ghosting de alguém significa ser abandonado sem maiores explicações. Em bom português, trata-se do famoso sumiço.
A adesão ao termo ganhou força com o uso crescente dos aplicativos de relacionamento, como Tinder, e das redes sociais para flertar. Desde sua popularização, a expressão virou alvo de memes e passou a ser vista em muitos relatos na Internet, principalmente no Twitter. O Google Trends, plataforma de monitoramento de buscas na Internet, chegou a registrar um pico nas pesquisas por “ghosting” em 20 de junho, após uma matéria do Fantástico sobre o assunto.
O que é ghosting?
O ghosting geralmente acontece em relacionamentos. Sua principal motivação é evitar falar para outra pessoa que você não quer mais estar com ela, e escapar de uma discussão de término. Mas o desaparecimento súbito, principalmente na Internet, pode acontecer em qualquer tipo de relação, seja ela de amizade, familiar, ou trabalho. Em inglês, a pessoa que pratica o ghosting recebe o nome de “ghoster”, enquanto a vítima é chamada de ghostee.
A repercussão sobre o assunto levou muitos internautas a compartilharem suas próprias histórias com o ghosting.
Ao mesmo tempo, surgiram muitos tuítes com memes, trocadilhos e piadas em geral sobre o assunto.
Vale notar que também há outra denotação, menos usual, para ghosting. No mundo dos e-sports, a palavra pode significar assistir a um streaming para conseguir informações de vantagem sobre algum jogador ou equipe durante uma partida online. O termo também é usado quando um jogador morto passa informações sobre a partida para um jogador vivo.






Deixe um comentário