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8 dicas para cuidar da sua saúde mental, baseadas no que diz Warren Buffet

Empreendedores precisam olhar para a própria saúde, não só a do seu negócio

Muitos empreendedores se dedicam a manter seus negócios saudáveis, e acabam se esquecendo de cuidar de si mesmos. No dia a dia, trabalhar sob pressão é algo comum, mas o estresse não pode algo que transborda o ambiente corporativo e passa a prejudicar a saúde mental e a física. 

O assunto é tão sério, que o bilionário Warren Buffet já disse que o caminho que trilhamos hoje vai determinar como nossa mente e nosso corpo vão funcionar no futuro. Por isso, é necessário investir no autocuidado. “Você só tem uma mente e um corpo. E tem de durar a vida toda. Mas, se você não cuidar dessa mente e desse corpo, eles serão um desastre 40 anos depois”, afirmou.

Com base neste pensamento de Buffet e para ajudar quem deseja cuidar da saúde mental, o consultor de negócios Marcel Schwantes escreveu um artigo na Inc.com oito dicas para auxiliar a administrar o estresse e a ansiedade. Veja a seguir:

1. Pratique a respiração profunda

Respirar pelo diafragma por alguns minutos pode enviar para o seu cérebro a mensagem de que você não está em perigo. Isso ajuda a relaxar e evita que sua mente te leve para um lugar de proteção ou fuga. Se, depois disso, alguma parte do seu cérebro ainda estiver enviando sinais de que você está sob ameaça, afaste o medo falando consigo mesmo. Convença essa parte do seu cérebro de que você está bem.

2.  Durma mais

Nem mesmo Elon Musk acha mais que se privar de uma boa noite de sono é uma ideia genial. O autor do artigo cita estudos que mostram que após 17 horas sem dormir, o cérebro pode começar a experimentar níveis de comprometimento cognitivo equivalentes a ter 0,05% de álcool no sangue – que já deixa o indivíduo ligeiramente “bêbado”. 

3. Se mexa

Exercícios não são uma atividade unânime, mas o benefício para o corpo e mente compensam o esforço. De acordo com a Harvard Medical School, “o exercício reduz a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol, ajuda a equilibrar o açúcar no sangue e reduz o estresse mental, o que pode ajudar seu cérebro e seu coração”.

4. Foque em algo positivo

Se você estiver muiro preocupado e ansioso, levante-se e vá dar uma volta longe de sua mesa de trabalho. Afaste sua mente da fonte do seu problema e concentre-se em pensamentos positivos que farão você se sentir seguro, aceito, amado e honrado.

5. Abrace sua incerteza

Empreender ou liderar são atividades que requerem determinação e raciocínio rápido. Mas nem sempre uma decisão ágil será a mais adequada. Ao mesmo tempo, pensar demais pode não ser o ideal em algumas situações. Esse dilema pode acentuar o estresse e a ansiedade. A dica do autor é aceitar a seu estado de incerteza. Tenha a mentalidade de que o não saber trará alguns benefícios, como liberar sua criatividade e ajudá-lo a ser mais resiliente.

6. Exercite a paciência

Em tempos de crise, pode parecer que toda situação é uma emergência — e acelerar as coisas pode realmente levar a mais caos e confusão. “A paciência é uma virtude que eu gostaria que mais líderes empresariais praticassem. Ajuda você a relaxar e repensar as possibilidades quando as coisas estão fora de controle”, escreve Schwantes.

7. Admita seus erros para os outros

Quando líderes admitem os próprios erros, os funcionários também se sentirão seguros para revelar quando fizerem algo errado. É preciso criar esse ambiente de honestidade para melhorar o nível de confiança da equipe  — o que também ajuda a diminuir a carga mental do empreendedor.

8. Tenha uma vida fora do trabalho

Se você conseguir dedicar de 50 a 60 horas para interesses pessoais, hobbies, exercícios e autocuidado, você tende a ser mais produtivo e emocionalmente engajado em seu trabalho. Simplificando: uma vida pessoal ativa e bem-sucedida gera sucesso em sua vida profissional.

Revista PNG. 27.2.2022.

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