![[Colocar ALT]](https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/uploads/amazon/81laleqos5l_5OHvpMe.jpg)
“A família Mandible: 2029-2047”, de Lionel Shriver, apresenta um cenário futurístico caótico onde o dólar perde o valor e o território chinês se torna a maior potência mundial.
Recém-lançado pela Editora Intrínseca, o romance distópico “A família Mandible: 2029-2047”, da renomada escritora Lionel Shriver, trata-se de uma sátira sobre o fim da hegemonia global dos Estados Unidos.
Autora do livro que inspirou o aclamado filme “Precisamos falar sobre o Kevin”, LionelShriver, apresenta um olhar sagaz sobre a sociedade estadunidense da atualidade.
“Um retrato profundamente assustador do quão depressa o status quo desmoronaria sem o dinheiro lubrificando as engrenagens”, escreveu a crítica do jornal britânico The Guardian.
Ambientada nos Estados Unidos, a eletrizante obra tem início em 2029, num futuro distópico. Segundo o livro, este seria o ano em que se iniciaria uma Guerra Fria de nível global, que seria responsável por moldar novas estruturas da ordem socioeconômica das potências mundiais.
A partir disso, novos eixos de poder seriam formados e a União Europeia seria desfeita. Em seguida, a China seria elevada ao patamar de maior potência econômica e política de todo mundo e como consequência o dólar seria desvalorizado.
“A inteligência, o humor mordaz e a perversidade da imaginação de Shriver compõem um romance tão perturbador quanto divertido”, publicou o Financial Times.
No lugar do dólar, uma nova moeda internacional seria criada, chamada bancor. Por meio de entrevistas instigantes, Shriver reforça a ideia de como é viver em um território onde a moeda perde seu valor. No entanto, ao mesmo tempo, ela mantém uma narrativa ficcional.
“Estou preocupada, a única coisa que fiz de errado foi situar o romance no ano de 2029. É provável que uma crise envolvendo o valor do dólar ocorra muito antes”, revelou a escritora.
Diante deste cenário, a autora utiliza elementos distópicos para dar vida a sua obra. Por meio de uma narrativa envolvente e de personagens eletrizantes, ela revela, ainda, a possibilidade de um mundo em que a mudança climática arruinou as safras. Além disso, jornais importantes, como o The New York Times, deixam de existir.
“Equilibrando tragédia e um humor sarcástico, Shriver criou um pesadelo”, analisou o Sunday Express.
Este cenário caótico é contado a partir da história do patriarca Douglas Mandible, que, aos 97 anos precisa enfrentar um grande desafio. Diante de tudo o que acontece, o personagem se vê obrigado a sustentar sua família, mesmo correndo o risco de perder tudo o que conquistou ao longo de sua vida.
Com tradução de Vera Ribeiro, a obra encontra-se disponível na Amazon, em formato Kindle e capa comum.






Deixe um comentário