Notícias

Descubra 6 causas sociais que você pode ajudar

Descubra 6 causas sociais que você pode ajudar

Quando o assunto é engajamento social, algumas pessoas deixam o egoísmo e a falta de empatia de lado para se mobilizar em prol de uma causa maior. Nada mais natural, afinal, é preciso criar maneiras de se investir ainda mais em cidadania para tornarmos a sociedade um entorno mais justo. Além, é claro, de ser esta uma medida bela e altruísta. 

Se você também está nessa vibe e quer saber algumas causas sociais que pode apoiar agora mesmo, então está no lugar certo! Conheça algumas alternativas interessantes na postagem de hoje.

1. PESSOAS DESAMPARADAS

Os moradores de rua são uma realidade próxima da maioria dos brasileiros e sempre nos deparamos com alguém nesta condição, seja perto de casa, do trabalho ou em uma volta na região central da cidade. Veja algumas opções se você quer mudar essa realidade:

CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SANTO AMARO – CCAS

CCAS é uma instituição que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Como não tem fins lucrativos, a ideia é apoiar e ser uma ajudadora no desenvolvimento de cada uma dessas pessoas. A organização é dividida em três áreas de atuação: Casa Lar (serviço de acolhimento), Saica (serviço de acolhimento institucional) e CCA (suporte no contra turno escolar). 

ANJOS DA NOITE

Essa operação acontece na capital paulista e mobiliza muitas pessoas. A organização oferece refeições para essas pessoas que vivem nas regiões centrais da cidade e distribui cobertores e agasalhos nas épocas mais frias.

2. PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Qualquer pessoa que luta com uma doença, seja ela natural ou adquirida, encara muita dificuldade e desafios diários — quem não tem recursos financeiros então, sofre de forma potencializada. A ajuda a pessoas debilitadas costuma mobilizar muitos brasileiros, pois o tema é mesmo muito sensível. Conheça algumas instituições que atuam nessa área:

ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER

A AACC (Associação de Apoio a Crianças com Câncer) tem um papel muito importante quando o assunto é apoiar crianças com câncer. Você vai se surpreender com o trabalho desenvolvido por eles e se engajar com ainda mais facilidade quando se deparar com aqueles pequenos que lutam para viver.

GRUPO DE INCENTIVO À VIDA

Essa é outra iniciativa que atua na área de saúde, mas, nesse caso, oferecendo apoio para pessoas com HIV. A ideia é defender o direito desse grupo e de quem também está mais vulnerável ao contágio. Você vai perceber que a causa é muito nobre e que esse grupo ainda passa por muitas dificuldades e preconceito.

INSTITUTO DE CEGOS PADRE CHICO

Essa é uma instituição séria, existente desde 1926 e focada em oferecer uma melhor qualidade de vida aos deficientes visuais. Tudo isso acontece por meio de uma capacitação técnica e de qualidade para quem sofre com essa deficiência. Essa é a melhor maneira de incluir esse grupo no mercado de trabalho alguns anos mais tarde. 

LACE – NÚCLEO DE AÇÕES PARA CIDADANIA NA DIVERSIDADE

Lace é outra iniciativa muito nobre e que também precisa de ajuda.  A organização atende crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência intelectual. De forma conjunta, atende também seus familiares, dando todo suporte necessário. 

3. DESENVOLVIMENTO HUMANO

A desigualdade social e a discrepância na distribuição de renda fazem com que uma parcela significativa da população brasileira viva em pobreza. Nesses ambientes é muito comum ver pessoas passando fome ou em situação de risco e em outras dificuldades. Veja como você pode ajudar nesse sentido:

HABITAT BRASIL

Quem não tem uma moradia pode contar com a ajuda da Habitat Brasil, uma iniciativa que reúne diversas pessoas em um mutirão para a construção de uma habitação. Como você deve imaginar, as casas têm um perfil mais popular, mas mudam a realidade de qualquer pessoa que viva em situação precária.

INSTITUTO FERNANDO FERNANDES LIFE – IFFL

Se antes Fernando Fernandes era conhecido por ser um ex-BBB, hoje ele é um exemplo de superação. O instituto que leva seu nome visa estimular outras pessoas que ficaram paraplégicas a encontrarem uma nova inspiração para viver por meio do esporte. 

4. PESSOAS QUE JÁ SOFRERAM ABUSO

As pessoas que sofrem com um abuso carregam consigo marcas por toda a vida. Não é nada fácil se desvincular e viver bem depois de tudo isso. Se essa é uma causa que você veste a camisa, veja como ajudar:

CENTRO REGIONAL DE ATENÇÃO AOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA (CRAMI)

Esse grupo se reúne na região do ABCD de São Paulo para oferecer atendimento psicossocial para crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos. Nesse caso, como você deve saber, os abusos podem ser de vários tipos, como físicos, psicológicos, abandono e abuso sexual, por exemplo.

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca)

O Cedeca tem atuação nacional e é uma das instituições mais conhecidas na causa de pessoas que já sofreram abuso. Eles atuam na proteção da criança e adolescente em casos como violência física ou sexual, violação de direitos e outras vertentes. Eles também oferecem atendimento psicossocial, mas conjugado com acompanhamento jurídico. Uma ótima causa para você apoiar, concorda?

5. CRIANÇAS DESAPARECIDAS

Se você conhece uma família que já perdeu um membro sabe como a situação é traumática. Não é nada fácil e apoiar pode ser uma ótima saída. 

DESAPARECIDOS DO BRASIL

Esse é o nome mais famoso quando tratamos desse assunto tão sensível. Eles trabalham conscientizando a sociedade sobre essa situação e como prevenir os novos desaparecimentos. E não é só isso: a organização também oferece ajuda psicológica para que as famílias consigam lidar melhor com a situação e um registro dos casos para acompanhamento.

MÃES DA SÉ

Essa é outra opção e com atuação em todo o território nacional também. Eles oferecem auxílio aos parentes que sofrem com o desaparecimento, tudo isso por meio de um cadastro no site.

6. ANIMAIS ABANDONADOS

Para fechar a nossa lista, não poderíamos deixar de tratar dos bichinhos que também sofrem muito com os abandonos. Muitos donos de animais têm coragem de abandoná-los nas estradas ou em qualquer outro lugar para não terem mais a responsabilidade de cuidar.

ARCA BRASIL

Com trabalhos em todo o país, a Arca Brasil faz muitos projetos sociais focados no direito dos animais. Eles contam com um sistema de cadastramento online para os animais abandonados, mas se engana quem pensa que a atuação se restringe a isso.

A Arca também luta contra os animais em cativeiro, atuando contra a caça, o tráfico e outras causas dos animais. Sensacional, não é?

VIRA LATA É DEZ

A ONG tem o objetivo de promover campanhas que cadastrem os bichinhos abandonados para adoção. Somado a isso, eles lançam programas educativos para conscientizar os donos de animais sobre uma posse responsável e como cuidar bem dos seus bichinhos. Legal demais!

Agora que você tem em mãos algumas oportunidades de causas sociais para se engajar, não deixe de procurar uma instituição próxima a você, conhecer um pouco mais sobre suas causas e apoiar! Você vai se surpreender com a sensação positiva e os resultados que vai te trazer! Além disso, muitas das ONGs trabalham com sistemas de transparência, em que você pode acompanhar quais são os últimos investimentos em andamento.

Se você tem amigos na mesma situação, sem saber por onde começar, que tal compartilhar esse post nas redes sociais? Assim você pode oferecer um norte para eles também!

Chronus. 6.7.2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.