
A baixa autoestima é algo que não torna a vida de uma pessoa melhor. Isso apenas envenena a existência do indivíduo, o torna infeliz, o leva à depressão.
Contente
- Não posso aceitar elogios
- Não percebe seu valor
- Acha que os outros veem apenas falhas
- Confiar na opinião de outra pessoa
- Não se mime
- Compara-se com os outros
- Não tenta coisas novas
O fato é que o dono da baixa auto-estima não acredita em suas habilidades, que será capaz de realizar tudo o que sonha. Muitas vezes acontece que a própria pessoa não percebe que tem problemas de autoestima, o que complica ainda mais a situação, pois nessa situação não há entendimento de que você precisa se trabalhar e mudar.
Mas tudo isso pode ser consertado. Um indivíduo pode entender que está com baixa autoestima se observar a si mesmo e encontrar vários sinais que indicam isso.
Não posso aceitar elogios
O elogio deve ser merecido. Qualquer pessoa tem certeza disso.

Se um indivíduo tem baixa auto-estima, ele não agradecerá os elogios, ficará constrangido quando eles soarem. Parecerá a ele que não merece palavras calorosas.
Não percebe seu valor
Um indivíduo com baixa auto-estima, na melhor das hipóteses, se considerará o mais comum. Não lhe parecerá que está fazendo algo melhor do que os outros, que conseguiu algo.
Embora na realidade ele mostre seus talentos, ele demonstrará que é um profissional em alguma área.
Acha que os outros veem apenas falhas
Uma pessoa com auto-estima inadequada verá apenas o mal em si mesma. Parecerá a ele que aqueles ao seu redor apenas olham para suas deficiências e o condenam, o criticam.
Na verdade, nem tudo ficará tão triste, porque as pessoas na maioria das vezes estão ocupadas exclusivamente consigo mesmas.
Confiar na opinião de outra pessoa
Uma pessoa com baixa auto-estima não se considerará certa. Ele não acreditará em suas habilidades, que conhece e entende algo bem.
Por isso, ele ouvirá os outros, não se concentrará em seus próprios pensamentos, mas nos conselhos dos outros.
Não se mime
Para seu próprio prazer, o dono da baixa auto-estima não fará nada. Parecerá a ele que assim demonstrará egoísmo, que será condenado por isso.
O indivíduo inventará desculpas para não começar a fazer o que gosta, para levar um estilo de vida anterior e não se destacar na multidão.
Compara-se com os outros
E essa comparação não acontece a favor de uma pessoa. A baixa auto-estima o impede de se aceitar como ele é, o faz remoer suas deficiências e ignorar suas virtudes.
Com tudo isso, ele idealiza os outros, vê apenas seus pontos fortes, se fixa neles.
Não tenta coisas novas
E a razão para isso é a falta de confiança no sucesso. A pessoa se prepara para o fracasso com antecedência, pensa que não vai dar conta das tarefas definidas.
Com isso, ele não se desenvolve, não melhora, mas fica anos no mesmo lugar, o que reduz ainda mais a autoestima.
Se pelo menos uma das opções acima for observada por uma pessoa, ela pode ter certeza de que tem problemas de auto-estima. Ele precisa trabalhar para melhorá-lo, ganhando autoconfiança. Só assim ele poderá melhorar sua vida e ficar mais feliz.





