
Será que alguém já ficou mesmo possuído ou isso é um mito bem divulgado?
No Cristianismo, exorcismo é o ritual de expulsar demônios. A possessão demoníaca e o trabalho do exorcista foram registrados em meados do século XIII, mas as primeiras diretrizes oficiais para o exorcismo foram estabelecidas em 1614. De lá pra cá, numerosos casos de pessoas aparentemente possuídas por espíritos malignos vieram à tona nesses 400 anos. Alguns desses exorcismos são verdadeiramente notórios. Outros inspiraram filmes de terror. Mas em que ponto um exorcismo é necessário? E qual é o papel de um exorcista?
Quais são os sinais de uma invasão demoníaca? –
Os sinais de invasão demoníaca incluem uma mudança na voz da pessoa, posturas corporais não naturais, cortes, arranhões e mordidas na pele, força física sobrenatural, levitação e movimentação de objetos e coisas.
Casos registrados de exorcismo –
São Castrense foi representado realizando um exorcismo neste mosaico do século XIII localizado na Catedral de Monreale, na Sicília, Itália.
O exorcismo de Nicole Aubrey –
Nicole Aubrey foi uma jovem francesa que foi exorcizada publicamente em 1566 na cidade francesa de Laon. Conhecido como o “milagre de Laon”, o ritual ocorreu durante as Guerras Francesas da Religião. Para os católicos, o exorcismo era a prova da real presença de Cristo na Eucaristia. Para os protestantes, o evento era uma farsa óbvia.
Caça às bruxas de Laborde –
A caça às bruxas de 1609 em Laborde, França, levou aproximadamente 70 pessoas a serem queimadas na fogueira, entre elas vários padres. O estrago foi supervisionado por Pierre de Lancre na tentativa de acabar com a prática da bruxaria e deter a missão de Satanás de entregar crianças demoníacas, espalhando assim o mal por toda a comunidade.
As possessões de Louviers –
A irmã Madeleine Bavent tinha 18 anos em 1625 quando se tornou objeto de um exorcismo público depois de supostamente estar casada com o Diabo. Outras freiras foram envolvidas no caso, assim como o Padre Thomas Boulle, o vigário da cidade de Louviers. Irmã Bavent ficaria presa para sempre no calabouço da igreja, enquanto o Padre Boulle encontraria seu destino na fogueira.
As possessões de Loudun –
Em 1634, um convento de freiras em Loudun, na França, alegou que elas tinham sido visitadas e possuídas por demônios. Um padre local, padre Urbain Grandier (foto), foi acusado de invocar os espíritos malignos e mais tarde queimado na fogueira.
George Lukins –
O inglês George Lukins ficou conhecido por sua suposta possessão demoníaca e pelo exorcismo subsequente que ocorreu em 1788, na Igreja do Templo de Bristol (foto antes de cair em ruínas). Quando a cerimônia terminou, Lukins recitou o Pai Nosso e agradeceu aos sacerdotes — um dos poucos exorcismos registrados com um final feliz.
“Jesus é Vencedor” –
Em 1842, uma alemã, Gottliebin Dittus, alegou que sua casa era assombrada. Logo depois, ela enfrentou apagões e t r a n s e s. Um pastor realizou um exorcismo, durante o qual ela se tornou violenta e teve que ser contida. Dois dias depois, os demônios foram declarados banidos. O teólogo Johann Blumhardt (foto) mais tarde escreveu um livro sobre a possessão demoníaca de dois anos e famosamente resumiu o evento com a afirmação “Jesus é Vencedor”.
O caso de Clara Germana Cele –
Acredita-se que a sul-africana Clara Germana Cele, de 16 anos, foi possuída por um demônio depois de fazer um pacto com Satanás. Ela começou a falar em línguas das quais não tinha conhecimento prévio. Demonstrou clarividência, força extraordinária e violência. Num caso que repercutiu entre o Natal de 1906 e 1907, dois padres foram convocados para realizar um exorcismo. Depois que um “cheiro nocivo” foi observado deixando seu corpo, a jovem foi declarada livre do mal.
O caso de Anna Ecklund –
Anna Ecklund (nascida Emma Schmidt) foi uma americana que aos 14 anos começou a exibir sinais de que estava possuída, incluindo repulsa de objetos sagrados e uma incapacidade de entrar em igrejas. Ecklund passou por dois exorcismos longos: o primeiro em 1912 e o segundo em 1928. Em fevereiro de 1936, o caso foi noticiado na revista Time.
O exorcista real –
Em 1949, nos Estados Unidos, padres realizaram uma série de exorcismos em um garoto anônimo de 13 anos, documentado sob o pseudônimo “Roland Doe”. O jovem tinha começado a ouvir e ver coisas estranhas. À medida que sua condição piorava, ele começou a falar com uma voz sinistra e a exibir uma aversão a qualquer coisa sagrada. Supostamente, durante uma cerimônia, a cama do adolescente começou a tremer. Os eventos sobrenaturais foram usados como elementos no romance de 1971 ‘O Exorcista’ de William Peter Blatty e na adaptação cinematográfica de 1973.
‘O Exorcista’ (1973) –
O filme de terror sobrenatural dirigido por William Friedkin e estrelado por Max von Sydow é regularmente eleito o filme mais assustador já feito.
‘O Exorcista’ (1973)
A história segue a possessão demoníaca de uma menina de 12 anos e a tentativa de sua mãe de resgatá-la através de um exorcismo conduzido por dois padres.
Anneliese Michel
Apesar de um histórico de epilepsia e depressão, Anneliese Michel, uma alemã nascida na Baviera, estava convencida de que estava possuída por um demônio. Assim como os membros da família. Como resultado, um apelo foi feito à Igreja Católica por um exorcismo. A primeira cerimônia ocorreu em setembro de 1975, realizada por dois padres. Ao todo, foram realizadas 67 sessões de exorcismo. Eventualmente, Anneliese Michel morreu de desnutrição e desidratação devido a estar em um estado de semi-fome por quase um ano enquanto os ritos de exorcismo eram realizados.
‘O Exorcismo de Emily Rose’ (2005) –
O filme ‘O Exorcismo de Emily Rose’ (2005) é vagamente baseado na história de Anneliese Michel. É estrelado por Laura Linney e Tom Wilkinson.
Julgamento de Arne Cheyenne Johnson –
O julgamento, em novembro de 1981, de Arne Cheyenne Johnson, em Connecticut, é o primeiro caso judicial conhecido nos Estados Unidos onde a defesa procurou provar inocência com base na alegação do réu de possessão demoníaca. Johnson foi condenado por homicídio culposo por matar o dono da casa em que morava de aluguel. Num esforço para provar que ele não era pessoalmente responsável pelo crime, sua família recrutou a ajuda dos auto-proclamados demonologistas Ed e Lorraine Warren.
O exorcismo de Gina –
Em 1991, o exorcismo de uma adolescente da Flórida emocionalmente perturbada foi exibido na rede ABC. Identificada apenas como Gina, acredita-se que a jovem de 16 anos era atormentada por espíritos demoníacos. Amarrada a uma cadeira latindo e gritando, a garota tinha uma cruz pressionada em seu rosto enquanto uma música medieval tocava no vídeo. No fim, foram drogas antipsicóticas que deram alívio para a jovem problemática.
Exorcismo em Tanacu –
Num caso amplamente divulgado em 2005, Maricica Irina Cornici, uma freira romena que supostamente tinha doenças mentais, foi morta durante um exorcismo liderado pelo padre Daniel Petre Corogeanu (foto) e quatro freiras cristãs ortodoxas em um mosteiro em Tanacu.
Exorcismo em Tanacu –
O padre foi condenado a sete anos, uma freira por seis anos, e as outras três freiras por cinco anos. Muitos dos residentes de Tanacu acreditavam que Maricica Irina Cornici sofria de possessão demoníaca. No entanto, o legista afirmou que a causa da morte da freira foi devido a uma overdose de adrenalina dada na ambulância.
O exorcista-chefe de Roma –
Por 36 anos, o Padre Candido Amantini (1914-1992) foi o exorcista-chefe de Roma. Ele muitas vezes atendia até 80 pessoas por dia. De acordo com seu sucessor, Dom Gabriele Amorth, “para o padre Amantini, bastava ver uma fotografia para determinar se uma pessoa precisava de um exorcismo ou tratamento médico…”
‘O Último Exorcismo’ (2010) –
Positivamente recebido pela crítica e um sucesso de bilheteria, ‘O Último Exorcismo’ gerou controvérsia após reclamações de que o pôster do filme era “ofensivo” e “angustiante”.
O ritual do exorcismo –
A Igreja Católica revisou o Rito do Exorcismo em janeiro de 1999. A demanda por assistência triplicou desde que um suposto aumento na posse demoníaca foi relatado pelo Vaticano (em 2018, houve meio milhão de casos apenas na Itália).
Lições sobre exorcismo – Um membro da equipe de padres exorcistas do Vaticano tem aulas de exorcismo no Pontificio Ateneo Regina Apostolorum, em Roma. O curso foi instituído após um aumento nos casos relatados de possessão demoníaca e ajuda a aprofundar a compreensão do exorcismo em suas implicações teóricas e práticas.
Quem pode realizar um exorcismo? –
Um exorcismo só pode ser realizado por um padre ordenado ou sacerdote em um nível superior. E apenas com a permissão expressa do bispo local.
Exorcismo nas artes –
‘São Verano com o anjo e o exorcismo de uma m u l h e r possuída’, por um artista desconhecido do século XIII de Pisa, Itália.
‘Exorcismo por sino, livro e vela’ –
Nesta pintura de 1816, um clérigo lê uma oração à luz de uma vela segurada por um homem tremendo de terror, enquanto o resto dos personagens se encolhem de medo ou caem no andar de baixo em pânico.






Deixe um comentário