O que é narcisismo para a psicanálise?

Provavelmente você já escutou o termo “narcisista” para se referir a alguém que adora exageradamente o próprio corpo. No entanto, do ponto de vista da psicanálise, o narcisismo é um elemento fundamental para a composição da identidade, ou seja, da forma como um indivíduo se enxerga perante o mundo.
Para que você compreenda melhor o que é narcisismo, fizemos este artigo com informações essenciais sobre o assunto. Confira!
Relação entre o conceito e o mito
O mito começa quando os pais de Narciso o levam para consultar um oráculo. Lá, eles descobrem que o bebê terá uma longa vida, desde que não veja a própria face. Narciso cresce e torna-se muito belo, mas não aceita a aproximação de nenhuma das moças que o cortejam.
Em um dado momento, a ninfa Eco se apaixona perdidamente por Narciso, mas ele a rejeita. Amargurada, ela se isola em uma caverna, onde definha, sobrando apenas seus ossos e sua voz.
As outras ninfas pedem para que Narciso pague pelo que fez Eco passar, então Nêmesis o induz a encontrar um lago após um dia muito quente de caça. Ao debruçar-se para beber água, ele vê a própria imagem e seu fim trágico o alcança.
Existem dois finais para esse mito: em um, ele contempla a própria imagem até definhar e, no outro, mergulha no lago e se afoga. Em todas as versões, o ponto principal é a adoração exacerbada do eu, e é nisso que se desenvolve a teoria psicanalítica.
Início da teoria narcisista
Ao contrário do que se possa imaginar, Freud, o pai da psicanálise, não foi o primeiro a utilizar o termo narcisismo. Entretanto, quando Paul Näcke o utilizou, em 1899, foi com um sentido diferente. Ele dizia ser um estado de amor por si mesmo que poderia ser caracterizado como uma perversão.
Já Freud fez a primeira menção pública do termo em 1909, em uma nota de rodapé da segunda edição de “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”.
Freud e o conceito de Narcisismo
Foi apenas em 1914 que Freud lançou o texto “Sobre a Introdução do Conceito de Narcisismo”, em que aborda conceitos como o narcisismo primário e a construção do Eu.
De acordo com ele, o processo ocorre quando o indivíduo ainda é bebê e começa a receber informações a respeito de si mesmo com base na visão dos que o cercam. O olhar dos pais costuma ser de adoração, com diversas expectativas para a vida da criança.
Isso é o que Freud chamou de narcisismo primário. Ele é importante para o desenvolvimento de como o indivíduo se enxergará. Quando essa fase não ocorre, não é possível constituir a imagem de si, o que pode causar sentimentos como impotência e fragilidade.
Já quando ela é exagerada pode comprometer o futuro, pois pessoas narcisistas geralmente não conseguem se sair bem na vida profissional, social e amorosa. Quando o meio-termo é alcançado com sucesso, o ser humano desenvolve a identificação de maneira adequada.
Narcisistas na sociedade atual
Após ver o conceito, é possível ter em mente a dúvida: o que é narcisismo atualmente? Alguns acreditam que estamos vivendo em uma sociedade repleta de narcisistas, por conta do estímulo à exaltação do Eu nas redes sociais.
Traços como exigência pela perfeição do outro, arrogância e aniquilação do ego alheio são algumas das características desse desvio. O tratamento pode ser feito por meio de sessões de psicanálise, buscando alterar o comportamento do indivíduo e a forma como ele vê os outros e a si mesmo.
Esses são apenas alguns pontos desse conceito, que é muito importante para a psicanálise. Se você gostou, aproveite e curta nossa página no Instagram. Lá você terá acesso a muitos outros conteúdos!
Categorias
Factótum Cultural Ver tudo
Um Amante do Conhecimento e com o desejo de levá-lo aos Confins da Galáxia !!!